Brasil

ATENÇÃO MULHERES: Maquiagem vencida faz muito mal à saúde

noticia_403727_img1_saude-especialBatom, rímel, base, pó compacto, primer, lápis de olho, gloss, sombra. Seja no dia a dia ou em uma ocasião especial, que mulher não gosta de usar maquiagem para se sentir ainda mais bonita? Mesmo para aquelas que se maquiam todos os dias, é difícil acabar com os produtos antes da data de vencimento. E é aí que mora o perigo, pois fora do prazo de validade eles podem fazer mal à saúde.

Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida. Dois terços das entrevistadas, de diferentes faixas etárias, admitiram usar os mesmos cosméticos por mais de dois anos. “Produtos com a validade expirada podem causar alergias e irritações na pele. Isso porque, após a abertura da embalagem, fungos e bactérias conseguem se propagar com mais facilidade”, explica o bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, o produto fechado tem validade de até 24 meses. Depois de aberto, sua vida útil não deve chegar a seis meses. O órgão também determina que todos os cosméticos tenham a data de vencimento impressa na embalagem, mas muitas empresas disponibilizam a informação apenas na caixa ou no lacre plástico, que logo são descartados pelas consumidoras. “A boa notícia é que, ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nestes casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto. Às vezes, até mesmo ainda dentro do prazo de validade, nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro dos cosméticos”, conta o bioquímico. Por isso, a dica é descartar cremes e maquiagens em caso de qualquer alteração.

Ter cuidado com o armazenamento dos produtos pode contribuir para aumentar sua vida útil deles Embora na maioria das vezes os cosméticos e maquiagens fiquem guardados no banheiro, bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas. aconselha que o lugar não é o mais indicado para isso, pois a mudança de temperatura constante, a falta de ventilação e a umidade criam o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

O ideal é manter os produtos em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes e limpar regularmente pincéis e esponjas.


CUIDADOS

Confira os prazos médios de validade dos produtos de maquiagem:

– Rímel – 3 a 6 meses
– Base e pó compacto – 6 meses a 1 ano
– Batom ou gloss – 1 ano
– Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios – de 6 meses a 1 ano
– Delineador – 1 ano
– Hidratante – 1 ano
– Pincéis – Lavado mensalmente com sabonete neutro, têm validade indeterminada
– Esponjas – Devem ser sempre individuais e trocadas a cada 3 ou 6 meses, dependendo da frequência de uso


CREMES EXIGEM CUIDADO REDOBRADO
A regra básica é de que, depois de aberto, um creme de beleza dure seis meses, o que não vale para os manipulados, que costumam durar menos, de 1 a 4 meses.

A depender da embalagem, o produto pode durar mais. Por exemplo, se o produto possui uma embalagem em que o contato com o ar e com a pele sejam mínimos, como as versões em spray, a durabilidade aumenta e pode chegar a duplicar, durando um ano aproximadamente.

Algumas substâncias, como a vitamina C e a hidroquinona, dentre outras, não devem ficar expostas ao sol ou a luz, pois assim degradam de forma mais rápida, o que significa que duram bem menos. Portanto, elas devem ser conservadas no escuro, dentro de algum armário ou gaveta.

Alguns cremes faciais, como a hidroquinona e o ácido retinóico em determinadas concentrações, são, na verdade ,medicamentos e, como tal, regulamentados pela Anvisa, então no rótulo consta a data de validade desses produtos. Da mesma forma, os dermocosméticos também informam na embalagem qual a data de validade, e isso precisa ser observado, pois produtos vencidos são, além de ineficazes, perigosos para a pele, já que podem causar irritações, alergias e até queimaduras.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.