Araucária

ATENÇÃO ARAUCÁRIA: Vacinação contra H1N1 começa dia 25 de abril

A campanha de vacinação contra gripe iniciará segunda-feira (25) em Araucária, nas unidades básicas de saúde. As doses protegem contra os vírus influenza H1N1, H3N2 e B. No sábado (30) haverá o Dia de Mobilização Nacional, quando as unidades básicas de saúde da área urbana estarão abertas, das 8 às 17 horas, especificamente para a vacinação. De acordo com o público-alvo da campanha, devem ser vacinadas cerca de 30 mil pessoas na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que de preferência as pessoas procurem as unidades básicas de saúde no Dia de Mobilização Nacional para evitar filas e garantir uma assistência direcionada para a vacinação. Mesmo assim, quem não puder ir até uma unidade de saúde no sábado, pode procurar uma unidade básica durante seu horário normal de funcionamento até o dia 20 de maio.

Devem ser vacinadas crianças que tenham entre 6 meses e menos de 5 anos, idosos (pessoas a partir de 60 anos), trabalhadores da saúde, pacientes com doenças crônicas, gestantes, mulheres em período pós-parto (até 45 dias), indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional. Não esqueça de levar sua carteira de vacinação.

Sobre a H1N1

Os sintomas da H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. A insuficiência respiratória é um sintoma frequente da gripe H1N1 que não é devidamente tratado. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

“O objetivo da vacinação contra Influenza é contribuir para a redução da mortalidade causada pela gripe e suas complicações. A pessoa vacinada pode até desenvolver a gripe, mas será mais branda”, explica a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Leoni Machado.

Antecipação

A campanha na região sul do país começa dia 25 de abril, cinco dias antes do início da campanha nacional devido à mudança na sazonalidade da gripe, sobretudo com o aumento no número de casos registrados no estado de São Paulo.

Foto: Carlos Poly/SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.