Araucária

Atenção aos prazos para reformas e limpeza de túmulos em Araucária antes de Finados

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), informa aos interessados que o prazo para reformas dos túmulos dos cemitérios Jardim Independência e Central antes do feriado de Finados é 25 de outubro. Mas antes da reforma é necessário solicitar autorização na Administração que fica no Cemitério Central. Já para limpeza e lavagem este prazo é estendido a 31 de outubro. Após Finados, as reformas só poderão ser retomadas a partir de 13 de novembro.

A Administração dos dois cemitérios públicos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. No caso dos cemitérios particulares é preciso entrar em contato com os responsáveis para saber os prazos. Um alerta vale para todos os casos: evite deixar nos túmulos vasos e outros materiais que possam acumular água. Com a proximidade do verão, a combinação de tempo quente e água favorece a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da febre amarela, dengue, zika e chikungunya.

Abandono – O Código de Obras e Posturas do Município (lei nº 2159/2010) trata, nos artigos 325 a 329, especificamente sobre as sepulturas em estado de abandono. Os artigos destacam a obrigação dos concessionários (quem adquire o direito a usar o túmulo para a sua família) em realizar a limpeza, conservação e reparo. A Prefeitura pode notificar o responsável, dentro de um prazo estipulado, a realizar o serviço necessário. Em caso de descumprimento, o artigo 329 prevê que o túmulo pode voltar a ser de posse da Prefeitura, que pode retirar os restos mortais nele contidos e destiná-los ao ossário.

Mais informações: (41)3901-5227 (Administração)

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.