Araucária

Arena Internacional de Inovação em Araucária trouxe ideias e experiências inovadoras aos empresários locais

A Arena Internacional de Inovação, realizada nos dias 22 e 23 de novembro, no Parque Cachoeira, foi um evento inédito no município, levando em conta o porte e seu conteúdo. Com uma grande estrutura, nomes referência no mercado nacional e experiências internacionais, os empresários de Araucária e região puderam ter acesso a discussões sobre os temas mais atuais relacionados à inovação em diversas áreas e também saber sobre as tendências. O evento foi gratuito e voltado a empresários e acadêmicos da área de tecnologia. A Arena faz parte do conjunto de ações de estímulo ao desenvolvimento local que vem ocorrendo por meio do programa ‘Avançaraucária’.

O primeiro impacto do evento foi visual. O espaço onde existe uma quadra poliesportiva no Parque transformou-se em uma ampla arena climatizada dividida em três espaços do evento. Mas o principal do evento foi a equipe qualificada que veio a Araucária apresentar suas experiências inovadoras. Na sexta-feira (22), temas como o papel da academia no desenvolvimento de novas tecnologias, Agrobusiness e preservação da Biodiversidade, proteção de dados, tendências globais de inovação, além da palestra com Walter Longo (ex-presidente do grupo Abril) sobre “O fim da idade Média e o início da Idade Mídia”, levaram grande público interessado ao evento.

No sábado, foram abordados temas como Indústria 4.0, Gestão da inovação 4.0 e o papel da diversidade nas iniciativas de inovação. O município de Araucária também teve seu momento de mostrar suas ações para uma “cidade símbolo de desenvolvimento sustentável”. Nos dois dias de evento também foi possível conferir cases de sucesso de diversas empresas.

PLANEJAMENTO – “Estimular o ecossistema empreendedor e a inovação é um fator fundamental para o crescimento sustentável das cidades. O evento teve exatamente esse papel e mostra a visão de longo prazo que está sendo desenvolvida para Araucária”, avaliou Thalita Cunha, fundadora Blend Edu (RJ), participante do painel sobre “o papel da diversidade nas iniciativas de inovação”.

Do outro lado, entre os participantes da Arena, esteve a empresária Tássia Cristina Fagundes. Ela considerou que os palestrantes do evento tinham conteúdos que podem ajudar a melhorar [os negócios] agora e a longo prazo. “Temos que inovar com simples ideias, sair da zona de conforto. Fazendo isso, automaticamente o nosso rendimento aumentará e, consequentemente, de Araucária e região”, comentou a empresária.

Entender as mudanças tecnológicas também é outro ponto apontado por Tássia. “Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, temos que nos preparar com capital intelectual necessário para conseguir desenvolver uma dinâmica eficiente entre inteligência artificial e humanidade. Para que quando entrarmos na era da ‘idade da mídia’ as máquinas venham para somar e não substituir os humanos”, pontuou.

APOIO – A Arena Internacional de Inovação fechou um intenso ano de atividades para estimular negócios locais por meio do apoio aos empreendedores. Foram inúmeros cursos de capacitação, oficinas, consultorias oferecidos gratuitamente aos empresários visando estimular novas práticas. Recentemente, o Avançaraucária proporcionou a um grande grupo de empreendedores a oportunidade contato com conteúdos e experiências inovadoras em dois grandes eventos. Foram 120 empreendedores locais enviados gratuitamente a São Paulo para acompanhar as novidades na maior feira de empreendedorismo da América Latina e outros 100 puderam participar do maior evento nesta área no Paraná: o Summit 2019.

Por meio de um amplo trabalho de mobilização da sociedade civil (ao longo de mais de um ano), o município de Araucária, conhecido por seu perfil industrial, está desenvolvendo uma série de estratégias visando o apoio aos pequenos negócios, a geração de renda, empregos e desenvolvimento local. Este trabalho realizado já gerou o Conselho de Desenvolvimento Econômico do município, estrutura que envolve a sociedade civil organizada e o poder público e que tem a missão de implantar uma visão de futuro para a cidade por meio de inúmeras ações integradas.

Uma ação de destaque do Avançaraucária é o Programa de Inovação (Inova Araucária). Uma parceria entre a Prefeitura, Sebrae/PR e Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) está viabilizando a implantação de um espaço próprio no município para desenvolver ações relacionadas, por exemplo, a startups e smartfarms.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.