Araucária

Araucária terá novo roteiro turístico: “Caminhos de São Miguel”

memorial_polones3-700x466Em breve os moradores de Araucária e visitantes de outras cidades terão uma nova opção de turismo, o roteiro “Caminhos de São Miguel”. No entanto, antes do lançamento oficial, uma série de detalhes e aperfeiçoamentos estão sendo realizados no local.

Com o objetivo de avaliar o passeio, no último dia 8, uma equipe da Prefeitura de Araucária, formada por representantes das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Comunicação e Assistência Social, teve uma missão: conhecer e analisar o projeto piloto “Caminhos de São Miguel”. A convite da Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo desenvolvimento do roteiro, os funcionários e também técnicos de turismo de Curitiba e Quatro Barras saíram com um questionário em mãos observando vários quesitos sobre cada lugar visitado.

Com saída do Parque Cachoeira, o passeio do começo ao fim, tem em sua essência a história e vida dos imigrantes poloneses. Já no primeiro ponto, a Aldeia da Solidariedade, o visitante conhece a forma como eram construídas as casas desses imigrantes com destaque para a maneira como eram colocadas as madeiras que formavam as residências. Ainda no Parque, acontece uma rica visita ao Museu Tingui-Cuera.

O roteiro continua, no caminho até as Pontes Metálicas os guias apresentam e contam a história de vários pontos turísticos da cidade como a Casa do Cavalo Baio e outros. Já nas Pontes, é apresentado os fatos que fizeram com que o local fosse tombado como patrimônio histórico em 1981.

Dando sequência ao roteiro, o Caminho inclui uma parada no Portal Polonês e também no Memorial Polonês, local farto em fotos que retratam o dia a dia dos poloneses que viveram aqui na época.

Os dois últimos locais proporcionam a quem realiza o passeio uma experiência muito valiosa. A Igreja de São Miguel, ainda com suas pinturas originais mantidas, traz a riqueza histórica de todo o povo daquela vila e de seus costumes.
Por último, a visita a Casa Betânia. A recepção das freiras, o carinho com que recebem os visitantes, servem para recarregar a energia. A maneira como elas apresentam o local e o delicioso café que é servido finalizam com chave de ouro o passeio.

O roteiro turístico “Caminhos de São Miguel” será lançado assim que todas as observações e correções feitas pela equipe na visita técnica forem avaliadas e consideradas. A data do lançamento e outras informações referentes ao roteiro serão divulgadas em breve.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Um Comentário

Os comentários não representam a opinião deste site; a responsabilidade é exclusiva de seus autores. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.