Araucária

Araucária terá novo Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo neste sábado (01)

No próximo sábado (01) Araucária realizará um novo ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Todas as unidades básicas de saúde da área urbana de Araucária estarão abertas, das 8h às 17 horas, exclusivamente para vacinar crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação é recomendada mesmo se a criança já recebeu a dose anteriormente (no caso do sarampo, desde que não nos últimos 30 dias). A vacinação no município está em 83% (dados de 29/08); a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é 95%.

A campanha de vacinação é uma oportunidade para revisar a carteirinha de vacinação e colocar em dia vacinas que, por ventura, estejam atrasadas ou em idade de iniciar o esquema vacinal, permitindo também a proteção contra outras doenças. É muito importante que os pais ou responsáveis legais pela criança apresentem a caderneta de vacinação para que os profissionais dos postos de saúde possam avaliar cada caso.

Garantir a proteção das crianças tornou-se ainda mais importante com o retorno dos casos de sarampo no Brasil. O país havia sido certificado por ter eliminado a doença em 2016. No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a doença foi erradicada no Brasil em 1994, mas, devido à baixa vacinação, há um trabalho conjunto a ser feito entre profissionais de saúde e pais e/ou responsáveis no sentido de melhorar as coberturas vacinais dessas duas vacinas, garantindo, dessa forma, o surgimento de novos casos.

Polio e Sarampo – Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos e que, geralmente, afeta crianças, mas também pode surgir em idosos e adultos com o sistema imune enfraquecido. Os primeiros sintomas podem ser dor de garganta, fadiga excessiva, dor de cabeça e febre, e, por isso, pode facilmente ser confundida com uma gripe.

Já o sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Entre os sintomas estão: febre alta (acima de 38,5°C), erupção e vermelhidão na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal.

Fonte: Prefeitura de Araucária – 30/08/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.