Araucária

Araucária suspende cirurgias eletivas na rede pública

Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura de Araucária publicou no Diário Oficial do Município o decreto nº  35.246/20 que suspende procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares, até o dia 9 de dezembro, na rede pública local. A medida visa garantir o estoque de medicamentos e insumos importantes para atendimento a pessoas com situação suspeita ou confirmada para Covid-19, bem como contribuir para  a otimização da estrutura geral de leitos de terapias intensivas e emergenciais. Os atendimentos de cirurgias eletivas consideradas essenciais, dentro das linhas de cuidado em cardiologia, urologia, oftalmologia, oncologia, nefrologia e outras cirurgias essenciais relacionadas ao pós-trauma, estão mantidos.

A suspensão de cirurgias eletivas é uma das medidas que vêm ocorrendo em diversos municípios para poder concentrar seus recursos no combate à pandemia. A preocupação em garantir estoque de medicamentos e insumos utilizados no atendimento a pessoas com Covid-19 se justifica pelo fato de que a necessidade dos municípios tem sido maior que o estoque disponível para compra. 

Ações de saúde, como esta, são determinadas seguindo o que prevê a legislação. A lei federal nº 8.080/1990, por exemplo, autoriza aos municípios que requisitem bens e serviços (de pessoas físicas e jurídicas) “para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, assegurada justa indenização”. Informações técnicas de interesse local também estão contribuindo para a definição das medidas necessárias.

* Publicação do decreto no Diário Oficial do Município: CLIQUE AQUI

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.