Araucária

Araucária sedia encontro metropolitano sobre acessibilidade

Formação-em-Acessibilidade-Atitudinal-e-Arquitetônica_Giliardi-de-Souza-2Araucária recebeu na tarde desta quarta-feira (08) um encontro de formação sobre Acessibilidade Atitudinal e Arquitetônica. O evento reuniu representantes de diversos municípios da região metropolitana, agentes políticos, representantes da Educação, Guarda municipal, Conselhos Municipais, entidades que atendem pessoas com deficiência e representantes de empresas. A formação surgiu a partir da decisão do Fórum Metropolitano de Gestores Públicos de Políticas para as Pessoas com Deficiência, criado em abril de 2014, com representantes da região de Curitiba e que visa o planejamento de ações na área de maneira integrada e transversal.

Ao longo da tarde, os participantes foram assessorados por representantes da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Instituto Municipal de Administração Pública, ambos de Curitiba. Na conversa, estiveram presentes as barreiras e desafios enfrentados em espaços públicos e privados [até mesmo nas casas] relacionados à acessibilidade bem como atitudes pessoais que não contribuem para a superação dessas barreiras.

“Temos como objetivo trabalhar de forma intersetorial: poder público e sociedade civil. Cada um com as suas competências”, resumiu a diretora do Departamento de Educação Especial Marli Kaczmareck. Junto com a secretária municipal de Educação Janete Maria Miotto Schiontek, Marli representa o município de Araucária no Fórum. Na abertura da formação, Janete deu as boas-vindas a todos e comentou sobre a importância de as pessoas com deficiência serem tratadas com mais respeito e como cidadãos que são.

Fórum
Com reuniões bimestrais, o Fórum Metropolitano de Gestores Públicos de Políticas para as Pessoas com Deficiência teve seu encontro também em Araucária nesta quarta-feira (08), mas no período da manhã. Com um ano de formação, o fórum metropolitano está fazendo o mapeamento e diagnóstico das situações relacionadas à acessibilidade encontradas em cada município; isso inclui leis municipais e serviços e ações desenvolvidas neles. Em um futuro breve, será a vez de propor estratégias para aprimorar serviços nessa área, a divulgação de ações e conscientização e também pesquisas sobre financiamentos para investimentos nas cidades.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.