AraucáriaSaúde

ARAUCÁRIA: Saúde alerta para crescimento de transmissão de Covid-19 entre familiares

Dentro do trabalho de investigar a rede de contaminação a partir de contatos com teste positivo para Covid-19, as equipes de rastreamento, que atuam nas unidades básicas de saúde de Araucária, estão relatando à Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) a preocupação com surtos da infecção a partir de eventos/atividades familiares. De acordo com a SMSA, muitas pessoas acabam relaxando nos cuidados de prevenção quando estão entre parentes e amigos por achar que, entre conhecidos, estão seguras. A partir de uma única pessoa contaminada, várias podem ser infectadas pela Covid-19 e se tornarem novos transmissores de uma infecção que pode ser fatal.

O aumento da ocorrência de vários casos positivos de Covid-19 entre familiares também é confirmada pela equipe que atende no Disk Corona de Araucária (0800-642-5250), um atendimento telefônico realizado por profissionais da saúde para orientar os moradores sobre prevenção e sintomas.  Moradores com sintomas suspeitos para Covid-19 têm relatado sobre contato próximo com familiares que tiveram teste positivo para a infecção.

Os relatos via telefone mostram atitudes de uma ‘vida normal’ que, neste momento, não deveria ocorrer. Cinco pessoas da mesma família com resultado positivo após irem a uma ‘festa’. O pai, caminhoneiro, que chegou de viagem e teria contaminado a filha e a esposa. A visita da avó e do neto a uma pessoa conhecida (para um café) e que resultou nos dois infectados. A viagem de família à praia que resultou em cinco infectados; sendo que duas dessas pessoas precisaram ser internadas. O marido que ligou ao Disk Corona preocupado porque acredita que se infectou durante o futebol com amigos e contaminou a esposa gestante. As histórias são muitas.

TRANSMISSÃO – Já é cientificamente comprovado que as pessoas podem transmitir o novo coronavírus antes mesmo de apresentar qualquer sintoma de alerta; há ainda situações de pessoas que, mesmo em fase de transmissão, não chegam a ter sintoma relacionado à infecção. A transmissão do novo Coronavírus não faz distinção entre as pessoas.

Se as chances de infecção aumentam quanto maior é a proximidade entre as pessoas, é preciso lembrar que o vírus pode chegar ‘silenciosamente’ por meio de alguém muito conhecido. Com isso, aniversários, churrascos, almoços, confraternizações que envolvam familiares/amigos que vivem em outras residências precisam ser evitados para proteger a saúde de todos. A pessoa transmissora do vírus; pode ser alguém de aparência considerada saudável.

Como não há como prever o nível de complicações que este vírus pode causar em cada organismo, a PREVENÇÃO deve prevalecer sempre e tem papel fundamental para salvar vidas. O uso das máscaras, o distanciamento entre as pessoas, manter os ambientes arejados e a higiene frequente das mãos são medidas simples e comprovadamente eficazes no combate à Covid-19. Todos, sem exceção, devem respeitar essas medidas; incluindo quem já se recuperou da infecção.

DÚVIDAS? Para esclarecer qualquer dúvida sobre a Covid-19, entre em contato com o Disk Corona 0800-642-5250. O atendimento telefônico, que conta com profissionais de saúde, funciona todos os dias, das 7 horas às 19 horas.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.