Araucária

Araucária realiza seu “III Seminário Municipal de Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”

Ao longo desta segunda-feira (01), pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), profissionais da educação e da saúde e sociedade civil organizada participam do “III Seminário Municipal Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade. O evento é uma realização da Prefeitura de Araucária, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, e ocorre no Anfiteatro da Unifacear. Araucária é referência no atendimento educacional especializado a alunos com TEA. O município conta com o Centro de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD), mantido pela Prefeitura, que atende a 155 alunos com TEA.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação Adriana de Oliveira Chaves Palmieri destacou a necessidade de os professores aprenderem sobre o Autismo todos os dias. “Nós estudamos também para levar orientações às famílias”, afirmou. Da parte da Saúde, os discursos enfatizaram a importância do cuidado ocorrer de maneira integrada (em rede) entre as mais diversas estruturas públicas.

Programação – A sequência de palestras teve início com a psicóloga Karlla Beatriz Wiezzer falando sobre a “Rede de Atenção em Saúde Mental à Criança e Adolescente”. A terapeuta ocupacional Vanessa Nogueira abordou sobre a “Atuação com Pessoas do Espectro Autista e Abordagens Utilizadas”. Durante a manhã, a programação ainda incluiu uma fala da Secretaria de Educação sobre o “Atendimento Especializado da pessoa com TEA no Município de Araucária – Realidade e Perspectivas” e a apresentação de trabalhos realizados com alunos com TEA nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado – Área Intelectual (CMAEE-AI) Padre José Anusz e Joelma do Rocio Túlio.

No período da tarde, a fonoaudióloga Myrlei Vivian Marcengo Ançay falou sobre o “Transtorno do Espectro Autista – Estratégias para Comunicação e o Trabalho em Rede” e o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (MAEE-TGD) apresentou sobre “Práticas Inclusas com o TEA” e “Transtorno do Espectro Autista: O Caminho sendo Percorrido”. A última ação do evento foi uma Roda de Conversa sobre os “Desafios e Perspectivas Intersetoriais para pessoas com TEA – Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Civil Organizada”.

O evento ocorre na véspera do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (02/04). De acordo com a Secretaria de Educação, o diagnóstico e intervenção precoces melhoram o prognóstico e o desenvolvimento dessas crianças com TEA tanto no aspecto pedagógico como no social. O CMAEE-TGD está localizado à Avenida Archelau de Almeida Torres, nº 1411 – Jardim Iguaçu.

Parque Cachoeira – Nesta terça-feira (02), o CMAEE-TGD promove, no Parque Cachoeira, um dia com atividades recreativas/pedagógicas com a comunidade, pais e profissionais de alunos com TEA. As ações ocorrerão das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16 horas.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.