Araucária

Araucária realiza Seminário “Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”

Na ultima segunda e terça-feira (03 e 04/04), a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realiza o Seminário “Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”. Profissionais da Educação, pais, estudantes e outras pessoas interessadas participam do evento no Auditório da Faculdade Educacional Araucária (Facear) para obter mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo, e os desafios de inclusão escolar. Araucária é referência em atendimento especializado a alunos com autismo.

O evento foi aberto na manhã desta segunda-feira (03) pela vice-prefeita Hilda Lukalski Seima que destacou o compromisso da administração com as práticas que promovam a inclusão no município. Já o secretário de Educação Henrique Rodolfo Theobald comentou sobre a importância de aprender a entender como os alunos pensam e aprendem e da necessidade de se aproximar deles para compreendê-los melhor. Ao citar a importância do evento, Theobald lembrou do interesse de pessoas de outros municípios que vieram a Araucária para buscar informações das experiências locais.

A primeira palestra do dia teve como tema “Estratégias de manejo em situações de crises de comportamento” com a professora Giovanna Medina. A manhã incluiu também a apresentação sobre os “Desafios da Inclusão Escolar e o Autismo” com a professora Maria de Fátima Joaquim Minetto. No período da tarde, estão previstos uma palestra sobre “TEA: relações entre cérebro e comportamento” com Claine Ortolan Skeika.

Nesta terça (04), o evento continua com apresentações sobre “Desenvolvimento Humano e o TEA” (com a psicóloga Hellen Tsuruda Amaral), “As relações interpessoais na educação do ponto de vista da inclusão e da diversidade” (com o professor Adolfo Antônio Hickmann) e “Coensino e Consultoria Colaborativa: práticas de atuação junto ao aluno com TEA” (com a professora Iasmin Zanchi Boueri).

CMAEE-TGD – A Prefeitura de Araucária conta desde 2011 com um centro educacional especializado voltado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD) atualmente atende a 76 alunos no contraturno escolar. O centro é parte de um conjunto de ações da Prefeitura para dar o suporte necessário a esses alunos no ensino regular (educação infantil e ensino fundamental).

Uma das mães presentes no Seminário, Lilian Cristina Vieira contou que tem um filho de 12 anos que frequenta o CMAEE-TGD desde 2011. “Ajuda bastante. É um apoio a mais que as famílias têm”, avaliou. A mãe considera a importância do Centro tanto pelo apoio tanto pedagógico quanto pelas atividades que desenvolve com as famílias. Ela citou também o fato de o CMAEE-TGD ter contato direto com a escola, o que vem a contribuir com o desenvolvimento das atividades para a criança. De acordo com Lilian, após o atendimento especializado, o comportamento do seu filho melhorou muito e ele passou a compreender melhor as regras (uma das dificuldades de quem tem autismo).

Além do CMAEE-TGD, a Prefeitura de Araucária mantém outros centros educacionais especializados nas áreas visual, Surdez e intelectual (este último com duas unidades). Mais informações sobre as ações do CMAEE-TGD podem ser obtidas pelo telefone (41) 3901-5470 ou 3905-6130.

A lei municipal nº 2820/2015 instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo (na primeira semana de abril de cada ano) e a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

 

 

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.