Araucária

Araucária realiza Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Araucária realizou nos dias 29 e 30 de junho a 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro aconteceu na Escola de Gestão dos Servidores Públicos e reuniu diversos representantes da sociedade civil e da esfera pública. Alunos da APAE fizeram apresentações artísticas durante o evento.

A presidente do CMDPD de Curitiba, Mirella Prosdócimo, apresentou a palestra “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”. Aconteceu ainda na data a eleição dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE) de Araucária e dos delegados para representação do município na Conferência Estadual.

“Superou as nossas expectativas. Foi a primeira conferência do município na área, então podemos dizer que se trata de um momento histórico. É importante pelo ponto de vista social, pois a partir dela aconteceram discussões de maneira transversal” comenta Marli Kaczmarek, integrante da comissão organizadora da conferência.

O presidente da Adefar, José de Jesus, comemora o sucesso da implantação da Conferência e a formação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE). “Muitos esforços foram realizados para que a conferência ocorresse, a discussão sobre o assunto vem de algum tempo já. Espero que pela constituição do conselho consigamos obter mais conscientização da população sobre o tema e possa haver melhora nos atendimentos prestados para essa parcela da população”, ressalta.

Sobre o COMUDE

O COMUDE instituirá a política municipal para integração da pessoa com deficiência, que disporá sobre o pleno exercício de seus direitos básicos quanto à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição Federal e das leis infraconstitucionais, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.

SMCS/ Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Tags

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.