Araucária

Araucária prorroga vigência de medidas de prevenção à COVID-19

Por meio do decreto municipal nº 35.161/20 , publicado nesta sexta-feira (06) no Diário oficial do Município, fica prorrogada a vigência do Decreto nº 34.913/20, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em decorrência da Infecção Humana pela COVID19, para o Município de Araucária. A vigência do novo decreto vale até 13 de novembro.

Relembre últimas medidas
O decreto nº 34.913/20 (de 28 de agosto de 2020) com medidas de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) voltadas a instituições e comércio teve alterações pelo decreto nº 35.122/20, que passou a permitir, nos condomínios residenciais, a utilização de playgrounds, quiosques, espaços de convivência, brinquedotecas e outros que existam no local. Academias, piscinas, salão de festas, espaços gourmet e salas de jogos dos condomínios já contavam com liberação de uso, mediante autorização do síndico. A capacidade de ocupação liberada para espaços passou a ser para até 150 pessoas, desde que se respeite o distanciamento entre as pessoas (1,5m) e outras medidas previstas Nota Técnica 03 do Comitê de Prevenção, Acompanhamento e Ameaça para o Enfrentamento do novo Coronavírus SARS – CoV 2/COVID 19.

A realização de feiras também está liberada, “desde que autorizadas pelos órgãos competentes quando for necessário, devendo seguir as medidas preventivas ao Coronavírus previstas neste decreto para o comércio em geral”. Escolas de futebol e quadras privadas, encontram-se em mesma situação.

Vale ressaltar que, além dos decretos, os estabelecimentos também devem seguir a outras orientações vigentes, como a Resolução nº 1/2020, da SMSA. No artigo 6º dessa resolução está previsto que “os serviços deverão funcionar com a ocupação máxima de uma pessoa para cada nove metros quadrados (9 m²) no interior dos estabelecimentos e instituições”. Logo, não há autorização para a permanência de, por exemplo, 150 pessoas em um espaço no qual a área do recinto não atende ao requisito de 9 m² por pessoa. O uso de máscara continua sendo obrigatório. 

Casas noturnas e boates; reuniões e atividades realizadas em sociedades (observado o Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020) e o consumo interno em tabacarias e em distribuidora de bebidas (as vendas ocorrem normalmente) permanecem suspensos. É importante que moradores e comerciantes leiam os decretos e outras publicações oficiais com as orientações.

* Decreto nº 34.913/20: CLIQUE AQUI

* Nota Técnica 03 do Comitê de Prevenção, Acompanhamento e Ameaça para o Enfrentamento do novo Coronavírus SARS – CoV 2/COVID 19: CLIQUE AQUI

Resolução nº 1/2020 (SMSA): CLIQUE AQUI

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.