Araucária

Araucária prorroga, novamente, decreto sobre medidas de enfrentamento à Covid-19 até 25 de setembro

Por meio do decreto nº 34.991-2020, publicado no Diário Oficial do Município de hoje (18), a Prefeitura de Araucária prorroga pela terceira vez a vigência do decreto nº 34.913/20 (de 28/08) com medidas de enfrentamento à pandemia voltadas a instituições e comércio. Com isso, a validade das medidas previstas no decreto nº 34.913/20 passa a ser até 25 de setembro.

Histórico
Último decreto municipal publicado com orientações de medidas de prevenção à Covid-19, o decreto nº 34.913/20 teve como novidade as orientações sobre funcionamento de parque aquático, casas de festas e eventos, clubes sociais e esportivos. Mas o decreto 34.913/20 manteve a suspensão de funcionamento de casas noturnas e boates; as reuniões e atividades realizadas em sociedades (observado o Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020) e o consumo interno em tabacarias e em distribuidora de bebidas (as vendas ocorrem normalmente).

Os bares estão autorizados a funcionar para comercialização e consumo. Funcionários e frequentadores devem utilizar máscara quando não estiverem consumindo os produtos. É preciso também que haja o afastamento físico de um metro e meio entre as mesas, adotando os procedimentos da Resolução nº 1/2020 da Secretaria Municipal de Saúde (CLIQUE AQUI).

A atividade de casas de festas e eventos, clubes sociais e esportivos deve ter ocupação de até 50 pessoas e com distanciamento de 1,5 metro, além de outras medidas necessárias de cuidados com a saúde previstas no decreto. Há ainda a necessidade de afixar na entrada e protocolar na Prefeitura a Declaração de Capacidade de Público, conforme anexo do decreto. Essa Declaração também vale para o Parque Aquático do município e escolas de futebol e quadras privadas que pretendam retornar suas atividades durante a vigência do decreto.

O decreto também cita as orientações de saúde para escolas de futebol e quadras privadas, que também devem observar todas as medidas sanitárias preconizadas ao comércio em geral. Entre as orientações específicas estão: o controle do número de atletas no estabelecimento privado; o uso obrigatório de máscaras aos que não estão em atividade e para aqueles que ingressarem o recinto; a permissão de, no máximo, 14 pessoas na quadra esportiva; a proibição da entrada de crianças (com menos de 12 anos), que não sejam os atletas/estudantes que constem discriminados na lista da entidade/estabelecimento; proibição da permanência de acompanhantes no estabelecimento (permitido apenas o acompanhamento das crianças atletas/estudantes pelo responsável); cada jogador deverá levar seus próprios objetos de uso pessoal e também a sua garrafa de água particular (bebedouros e vestiários não serão utilizados durante os treinos); professores deverão estar devidamente uniformizados e com máscara (para fácil identificação). Deve-se também registrar as informações de todas as pessoas que ingressarem no estabelecimento (nome completo, endereço e telefone para contato).

Nos condomínios residenciais permanece suspensa a utilização de playgrounds, quiosques, espaços de convivência e brinquedotecas e fica a critério dos síndicos a utilização de academias, piscinas, salão de festas, espaços gourmet e salas de jogos dos condomínios; desde que limitado a até 50 pessoas, com distanciamento de 1,5 metro e observando a Nota Técnica 03 do Comitê de Prevenção, Acompanhamento e Ameaça para o Enfrentamento do novo Coronavírus SARS – CoV 2/COVID – 19. COVID-19 (CLIQUE AQUI).

decreto nº 34.913/20 (CLIQUE AQUI) conta ainda com orientações de saúde sobre cultos religiosos, funcionamento de academias e outras instituições e atividades. É importante que moradores e comerciantes façam a leitura do texto completo. 

* Publicação do decreto 34991/20 no Diário Oficial (CLIQUE AQUI).

SMCS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.