AraucáriaRedação

Araucária pode ganhar mais uma unidade de conservação

Pensando em proteger uma importante área verde de Araucária, a Prefeitura entrou em contato com a American Axle & Manufacturing (AAM) do Brasil para discutir a criação de mais uma unidade de conservação no município. A ideia é transformar a reserva ambiental que se encontra dentro do terreno da empresa, no bairro Estação, numa Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

A proposta foi apresentada e discutida no dia 17 de julho pelo secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei, e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), durante uma visita aos diretores da multinacional norte-americana AAM do Brasil. A iniciativa visa proteger um importante remanescente florestal que está ligado por um corredor ecológico à futura unidade de conservação da Foz do Passaúna.

A área da AAM do Brasil já é utilizada pela empresa para atividades de educação ambiental e preservação. “A proposta é ampliar essas atividades, de modo que também possamos utilizar a área para ações dessa natureza. Em contrapartida, a empresa obterá alguns benefícios com a instituição dessa unidade de conservação, como desconto no IPTU, utilização do potencial construtivo e melhora nos seus resultados relacionados à gestão ambiental”, explica Hino Dirlei.

Essa é mais uma ação dentro da política de ordenamento ambiental que a SMMA vem adotando para garantir que os remanescentes urbanos e rurais do município sejam protegidos. Em julho, Araucária recebeu a importante notícia do aumento em sua arrecadação de ICMS Ecológico referente à criação e cadastramento de duas novas unidades: o Refúgio da Vida Silvestre da Foz do Barigui e a RPPN da Brafer.

RPPN

Uma RPPN é criada e administrada não pelo poder público, e sim pelo proprietário do terreno. Trata-se de uma categoria de unidade de conservação estabelecida pela lei nº 9985/00, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Uma unidade de conservação é uma área de proteção ambiental legalmente instituída pelo poder público por possuir características naturais relevantes que devem ser conservadas e protegidas. Vários procedimentos devem ser cumpridos para que a área se torne uma unidade de conservação, como estudos da fauna e da flora presentes na reserva, entre outras ações.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.