Araucária

Araucária participa do programa Ação Saudável

DSC07796A parceria entre a Prefeitura de Araucária e a empresa Mondelez Internacional resultou na adesão do município ao programa Ação Saudável. Os detalhes do programa (que tem como pilares a nutrição, o incentivo a atividades físicas e a mobilização da comunidade) foram apresentados a diretores de escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEIs) na tarde desta terça-feira (02). A ação visa fazer dos alunos multiplicadores [e agentes de mudança] de hábitos saudáveis em suas famílias e comunidades.

“A Mondelez vai dar um suporte bastante importante para desenvolver atividades que há muito tempo queríamos realizar”, destacou a secretária de Educação Janete Maria Miotto Schiontek logo na abertura do encontro. Janete lembrou ainda que a alimentação saudável é um eixo importante no contexto do Programa Saúde na Escola que o município já realiza e que a formação proposta na área de esporte oferecida está em consonância com as diretrizes sobre educação física no âmbito municipal. A adesão de cada unidade de educação ao programa é voluntária.

Na área de nutrição, o programa vai realizar exame de hemoglobina em amostras de alunos do 1º ano para verificar se há anemia (por baixo índice de ferro no sangue) e, comprovando a necessidade, oferecer suplementação. Exames de peso e altura (que constam no programa) não serão feitos porque já há dados atualizados dentro do programa Saúde na Escola.

Mas a maior ação prevista nesta área de atuação do Ação Saudável é a construção e manutenção de hortas nas escolas. A ideia é que, sobretudo, a ação tenha cunho pedagógico, e desperte a participação dos alunos em todo o processo. Cada escola ou CMEI poderá ter sua horta e os produtos dela tirados podem ser aproveitados na alimentação escolar. O programa prevê o fornecimento de terra, ferramentas, adubo, sementes e até suporte de técnico especializado. Haverá ainda a figura do horteiro, um voluntário da comunidade com papel importante no sucesso da ação.

Todo o trabalho deve envolver alunos, professores, merendeiras e outras pessoas do ambiente escolar. Atividades educativas sobre alimentação saudável serão realizadas dentro e fora da sala de aula.

Da parte do esporte, a formação deve abranger professores (não só de educação física), gestores públicos, lideranças comunitárias e organizações sociais ao longo dos três anos de vigência do programa. Entre os objetivos estão qualificar a prática pedagógica, planejar e realizar eventos de esportes educacionais e formar um grupo de jovens líderes para levar adiante a ideia do esporte educacional.

Patrocinado e sob cuidados da Mondelez, o Ação Saudável é desenvolvidos por três instituições não governamentais: a Inmed Brasil, o Instituto Esporte e Educação e o Evoluir Educação e Sustentabilidade.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.