Araucária

Araucária participa de encontro sobre padronização e fortalecimento das Guardas Municipais

Padronização, formação e qualificação das corporações foram os principais assuntos abordados no 1.º Workshop de Comandantes das Guardas Municipais do Paraná, que aconteceu na nesta sexta-feira (19), em Curitiba, no Parque Barigui. Araucária participou do encontro, que reuniu municípios da região metropolitana e também Arapongas, Matinhos e Paranaguá.

O objetivo do workshop foi discutir as novas diretrizes propostas pela lei 13.022/2014, que entre outras providências confere poder de polícia preventiva às guardas municipais. Dentre outros assuntos, a padronização das guardas foi debatida levando em conta o mesmo tom de azul nos uniformes das cidades, implementação de um uniforme social para eventos, equipamentos menos letais a serem utilizados, padronização da plotagem das viaturas e unificação da nomenclatura dos grupos táticos. Também foi abordada a criação de uma Academia de formação policial das guardas municipais em Curitiba ou na região metropolitana e outra menor no litoral.

Ficou marcado outro encontro do grupo para outubro, quando deverão ser debatidas e reforçadas as ideias do workshop, ocasião que deverá ser aproveitada para decidir outros detalhes sobre os pontos citados e criada uma carta sobre as Guardas Municipais do Paraná. O documento deverá ser enviado a todos os órgãos do estado, Câmara dos Deputados, Senado e para os Congressos Nacionais das Guardas Municipais, de modo a expor a mobilização do Paraná em prol do fortalecimento da Instituição Guarda Municipal.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.