Araucária

Araucária: Palestra aborda e incentiva tratamento para incontinência urinária

22_palestra_csmi2

Incontinência urinária não é um sinal normal ou decorrente do processo de envelhecimento. O tratamento deve ser buscado sempre que necessário, pois trará mais qualidade de vida ao paciente. Esse foi o tema de uma palestra ocorrida no Centro de Saúde da Mulher e do Idoso (CSMI), para funcionários de diversas áreas de atuação do local e pessoas da comunidade.

O urologista Luiz Augusto de Souza abriu as discussões e incentiva a busca por tratamento. “Percebemos que muitos pacientes acham que é normal desenvolver incontinência com o decorrer da idade, outros ficam com vergonha de procurar um profissional e relatar o problema; o que acaba limitando os casos tratados. É necessário verificar o que está ocasionando a condição para tratar e haver a melhora. Não é algo normal”, explica o médico.

Além de esclarecimentos sobre os principais problemas que levam à perda involuntária da urina, foi realizada uma prática com os presentes demonstrando exercícios específicos que auxiliam no fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e que fazem parte do tratamento para alguns diagnósticos.

“A musculatura responsável pelo controle da urina enfraquece como acontece em outras áreas do corpo. É de suma importância que seja trabalhada tanto para prevenção desse problema, como tratamento. A atividade física precisa ser regular para que o resultado seja mantido”, explica a fisioterapeuta Débora S. Tavares da Mota.

A incontinência urinária é um problema relativamente comum, que pode atingir todas as faixas etárias e acaba sendo constrangedor para quem a desenvolve. Os profissionais da CSMI relatam que alguns pacientes antes de buscar tratamento acabam se isolando socialmente por vergonha do mau cheiro, deixam de fazer passeios e atividades que faziam, podendo entrar em depressão e até mesmo deixam de tomar medicamentos para outros problemas de saúde, o que pode desencadear mais prejuízos à saúde.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.