Araucária

Araucária faz ação durante Semana de Prevenção ao Câncer de Boca

Entre os dias 06 a 10 de novembro, Araucária promove a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca. Nas unidades básicas de saúde será reforçada a avaliação visando diagnóstico precoce de lesões  precursoras de câncer para os pacientes que procurarem atendimento odontológico, independente de idade ou outros fatores de risco. Para marcar o início da campanha, nesta segunda-feira (06), dentistas estiveram nos dois terminais de ônibus da cidade e fizeram exames nos transeuntes, distribuíram materiais informativos e escovas de dente.

Após o exame bucal, os usuários que apresentaram alguma alteração bucal (como feridas não cicatrizadas há mais de 15 dias, manchas e caroços) foram encaminhados para acompanhamento nas  unidades básicas de saúde ou no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEMO).

Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de boca: tabagismo, radiação ultravioleta, alcoolismo e predisposição genética. Hábitos saudáveis como: não beber, se proteger do sol com protetor solar e boné e não fumar são medidas que podem auxiliar a reduzir as chances de desenvolver a doença.

O câncer de boca pode afetar lábios e o interior da cavidade oral. Este tipo de câncer tem cura, principalmente quando é identificado ainda no início. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que em 2016 houve 15.490 novos casos de câncer de boca, sendo 11.140 em homens e 4.350 em mulheres.

Foto: Carlos Poly/SMCS.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.