Araucária

Araucária é oficializada entre as 329 cidades a receber revezamento da tocha olímpica Rio 2016

O Comitê dos Jogos Olímpicos Rio 2016 anunciou na manhã desta quarta-feira (24) o roteiro que a tocha olímpica fará pelo Brasil a partir de 03 de maio. Araucária está entre as 329 cidades brasileiras selecionadas para participar deste momento que, além de divulgar as culturas e as belezas de cada região país, servirá como ‘aquecimento’ para os jogos que começam em 05 de agosto. De acordo com o cronograma apresentado, a tocha passará pela ‘cidade símbolo do Paranᒠna manhã do dia 15 de julho. Esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos ocorrem na América do Sul.

Em Araucária, serão quase 7 quilômetros de percurso que se inicia na região do CSU e termina no Parque Cachoeira. Serão 33 pessoas a carregar a chama olímpica pelas ruas da cidade; algumas delas moradoras da cidade. Após pernoitar em Curitiba no dia 14 de julho, a tocha seguirá para Fazenda Rio Grande, passa por Araucária, Campo Largo, Parque Estadual de Vila Velha e chega a Ponta Grossa, onde passará a noite. Há alguns meses, reuniões de planejamento reúnem representantes das esferas municipal, estadual e federal para definir detalhes do evento na cidade.

Com a escolha do município, Araucária passa a fazer parte de maneira ativa da grande festa do esporte mundial. Tradicionalmente, a tocha é acesa em cerimônia na cidade de Olímpia, na Grécia, e segue até a cidade-sede dos jogos. No Brasil, a chama olímpica chegará no dia 03 maio a Brasília e inicia sua jornada por todos os estados e distrito federal.

Segundo a organização dos jogos, serão 20 mil km percorridos por rodovias e mais 10 mil km pelo ar. Estão incluídos no percurso locais internacionalmente conhecidos, como o arquipélago de Fernando de Noronha, a Chapada Diamantina, Lençóis Maranhenses e as Cataratas do Iguaçu. Atletas renomados como a tenista Maria Esther Bueno, os nadadores Gustavo Borges e Clodoaldo Silva, a ginasta Laís Souza e a jogadora de vôlei Fabiana são alguns dos nomes já confirmados para participar do revezamento em algum canto do país.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.