Araucária

Araucária chega a 87,7% de recuperados e 70 mortes relacionadas à Covid-19; medidas de prevenção precisam continuar

De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) desta quinta-feira (08), o município chegou a 70 óbitos relacionados à Covid-19. Se por um lado, o município vê o índice de pessoas recuperadas cada vez maior (87,7% do total de casos positivos  já estão recuperados, conforme o boletim desta quinta-feira), por outro, há uma preocupação dos órgãos de saúde para que todos (instituições e população) mantenham as medidas de prevenção que, comprovadamente, têm efeito importante na prevenção e no combate à circulação do novo Coronavírus. 

Conforme os órgãos de saúde, as máscaras (de uso obrigatório – lei estadual nº 20.189/2020) devem continuar fazendo parte da rotina de todos, inclusive de quem já se recuperou da Covid-19. Quem, por conta própria, deixa de fazer uso da máscara pode se colocar ou colocar colegas de trabalho e familiares em risco. A higienização frequente das mãos, o distanciamento entre as pessoas e a limpeza e circulação de ar nos ambientes são outras medidas importantes e devem ser observadas por todos e para a proteger a saúde de todos. 

Dos 70 óbitos relacionados à Covid-19, 45 são homens e 25 mulheres. Por faixa etária: 03 casos de 20-29 anos (02 homem e 01 mulher), 03 casos de 30-39 anos (01 mulher e 02 homens), 02 casos de 40-49 anos (02 homens), 10 casos de 50-59 anos (07 mulheres e 03 homens), 26 casos de 60-69 anos (06 mulheres e 20 homens), 17 casos de 70-79 anos (07 mulheres e 10 homens) e 09 casos de pessoas a partir de 80 anos (03 mulheres e 06 homens).

Considerando o bairro da residência do morador: Barigui: 01 óbito; Boqueirão: 04 óbitos; Cachoeira: 02 óbitos; Campina da Barra: 08 óbitos; Capela Velha: 09 óbitos; Centro: 07 óbitos; Costeira: 04 óbitos; Fazenda Velha: 05 óbitos; Iguacu: 16 óbitos; Porto das Laranjeiras: 01 óbito; Sabiá: 01 óbito; Thomaz Coelho: 02 óbitos; Tindiquera: 01 óbito; Passaúna: 01 óbito; Estação: 03 óbito; Área rural: 05 óbitos.

 DÚVIDAS SOBRE A COVID-19? Para esclarecer qualquer dúvida sobre a Covid-19 (como os sintomas suspeitos), entre em contato com o Disk Corona de Araucária pelo 0800-642-5250. O atendimento telefônico, que conta com profissionais de saúde, funciona todos os dias, das 7 horas às 19 horas. 

O Disk Corona também conta com apoio psicológico que oferta cuidados e orientações. Após a escuta da demanda e avaliação da gravidade pela psicóloga, o caso pode continuar a ser acompanhado pelo próprio Disk ou encaminhado para outros pontos da rede de saúde (como as unidades básicas de saúde, CAPS, Secria ou UPA). É possível ainda encaminhar para serviços da rede de apoio (como de assistência social, por exemplo). Dificuldades para dormir (insônia) ou se concentrar, percepção do aumento de conflitos familiares durante a pandemia da Covid-19, medo de morrer, estresse, medo do futuro profissional/financeiro, ansiedade, pânico, nervosismo, desesperança, são alguns exemplos dos casos que podem ser atendidos neste apoio via telefone.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.