Araucária

Araucária celebra 30 anos de atendimento educacional especializado a pessoas com deficiência visual

O trabalho por uma educação inclusiva e de qualidade para as pessoas com deficiência visual completa 30 anos em Araucária. Para celebrar este marco a Secretaria de Educação (SMED), por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CMAEE Area Visual, realizou um evento na última sexta-feira (24) no Centro Dia Idoso. Pais, alunos e profissionais da Educação participaram do encontro que serviu para renovar o compromisso com ações de inclusão no município.

Durante a solenidade, o secretário municipal de Educação Henrique Rodolfo Theobald destacou a responsabilidade de “olhar para frente” e buscar um atendimento cada vez de melhor qualidade. “Uma educação inclusiva de qualidade depende deste atendimento de qualidade”, comentou. Para a coordenadora do Centro, Cleuza Oliveira de Souza Mello, o trabalho realizado neste espaço possibilita que a pessoa se aproprie do conhecimento, tenha autonomia e possa transformar a sua realidade.

Apoio – Um dos convidados para o evento, o professor Ricardo José Lima, especialista em Técnicas Assistivas em Educação, enfatizou a importância do apoio dos professores para que a pessoa com deficiência tenha autonomia. “Eu só venço e só venci porque tive bons professores”, declarou. Lima lembrou que o processo de inclusão na Educação deve contar com um bom atendimento educacional especializado. “A partir do momento em que a criança cega consegue ter sua comunicação ela estuda em qualquer lugar. Não precisamos de uma ‘escola especial’. Precisamos de escolas e CMEIs organizados para que sejam de todos. É nesta escola e neste CMEI que precisamos estar”, afirmou.

O professor destacou que a tecnologia tem se mostrado muito positiva para auxiliar as pessoas com deficiência visual nas mais diferentes tarefas: “Hoje você pega o celular, fotografa uma embalagem, e ele diz se é milho verde, a marca do produto e outras informações”. Apesar das facilidades tecnológicas, Lima lembra que a tecnologia assistiva é apenas um meio, e não o único, para se trabalhar com alunos com deficiência. “O fundamental é a pessoa que está à frente (o professor)”, disse ao público do evento.

Ex-aluno – Ozias Fernandes de Sales nasceu cego e conta que veio para Araucária com a família em 1987 “sem perspectiva de futuro, por não ter estudado, por falta de ensino especializado no interior do Paraná”. Hoje, é advogado na cidade e pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil. Ele é uma das muitas pessoas que foram atendidas no que atualmente é o CMAEE-Área Visual e agradece a dedicação dos profissionais que trabalham nesta área no município.

O CMAEE-Área Visual é um Centro que dá o apoio para que pessoas cegas ou com outras limitações visuais, matriculadas ou não nas unidades educacionais, possam ter autonomia e independência. Na Educação, o serviço é um suporte para que essas pessoas com deficiência possam frequentar o ensino regular. A integração entre o Centro com as unidades escolares é fundamental para que as atividades tenham seus objetivos alcançados. Por isso, o local conta com uma profissional da educação que realiza este contato frequente entre esses espaços que o aluno frequenta.

O atendimento no CMAEE-Área Visual ocorre a partir dos 6 meses de idade e depende de laudo médico. A grande maioria dos alunos frequenta o Centro duas vezes na semana. A busca por uma vida autônoma é o objetivo do CMAEE-Área Visual. Para isso, o aluno aprenderá a escrita em braille e terá atividades que trabalham o sentido mais amplo de educação para andar, comer, se comportar em grupos sociais. O espaço também conta com uma sala onde são elaborados materiais espacíficos para esses alunos utilizarem nas aulas: maquetes e outros materiais com relevo e texturas, impressões em braille, entre outros.

O CMAEE-Área Visual fica à rua Lourenço Jasiocha, nº 981. Telefones: (41) 3901-5187 ou 3901-5399.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.