Araucária

Araucária agora conta com Plano Municipal da Pessoa Idosa

O trabalho articulado entre o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Turismo e Esporte e Lazer resultou no Plano Municipal da Pessoa Idosa de Araucária. O conteúdo do documento foi apresentado em evento na tarde de terça-feira (14) no Centro Dia Idoso.

O plano visa contribuir, por meio das ações propostas, para que os idosos do município possam ter um envelhecimento saudável e em condições de dignidade. A implantação do plano, junto com o Conselho Municipal e o Fundo Municipal, possibilita que o município possa obter recursos junto ao Governo do Estado para investir ações em favor dos idosos.

De acordo com o Censo do IBGE, no ano de 1.980 Araucária possuía 1.610 idosos (pessoas acima de 60 anos). Em 2010 (ano da edição mais recente do Censo) este número já era de 8.702 idosos. Com base nesses dados, faz-se cada vez mais necessário pensar políticas públicas voltadas a este público crescente.

Araucária conta com estruturas e atividades específicas para o atendimento à pessoa idosa. O Centro de Saúde do Idoso, por exemplo, conta com equipe de fisioterapeuta, fonoaudiologia, geriatra, psicólogo, nutricionista, enfermeiro para atender a este público. O Centro também possui um grupo específico para debater sobre o Alzheimer e dar as orientações necessárias a idosos e familiares. Vinculado à Secretaria de Assistência Social, o Centro Dia Idoso de Araucária é um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos para centenas de idosos do município. Entre as atividades realizadas no local estão: artesanato, pintura, dança, informática e atividades físicas.

Ações – Dentro do Plano Municipal da Pessoa Idosa, uma das ações previstas para a Saúde é reduzir em 1% ao ano a taxa de mortalidade prematura (menos de 70 anos) por doenças crônicas não transmissíveis (do aparelho circulatório, câncer, diabetes, respiratórias crônicas…). Na área de Assistência Social, o plano prevê, por exemplo, a ampliação da capacidade de atendimento nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, CRAS e Centro de Convivência.

A promoção e maior oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) está no eixo relacionado à Educação. Buscar oferecer mais atividades de arte e cultura para os idosos, bem como implantar grupos de 3ª idade nos Núcleos esportivos, constam nos eixos relacionados à Cultura e ao Esporte, respectivamente.

O plano de ação estabelecido deve abranger outras áreas com o passar do tempo. A responsabilidade de monitorar o cumprimentos das propostas apresentadas no Plano compete ao CMDPI.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.