Araucária

Apresentações marcam Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Araucária

A última sexta-feira, 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi marcada por apresentações artísticas em Araucária. O 7º Arrastão Cultural – Projeto Garoto Cidadão/Fundação CSN ocorreu na Praça Vicente Machado e atraiu a atenção de quem passou pelo local. A atividade é parte de uma grande programação no mês de maio para chamar atenção sobre o tema e motivar as denúncias contra este crime.

Além das crianças e adolescentes do Garoto Cidadão (um projeto realizado pela Fundação CSN em parceria com a Prefeitura de Araucária – Secretaria Municipal de Assistência Social), houve apresentações do grupo de dança da Praça do CEU (CRAS Califórnia) e do Coral do Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski. Na plateia, familiares das crianças que se apresentaram fizeram questão de prestigiar o evento. O apoio e o comprometimento da família é muito importante para o desenvolvimento das crianças.

Apoio – Lucimara Pereira dos Santos e Jadir Ferreira dos Santos, moradores do Jardim Monalisa, foram à praça acompanhar a apresentação dos filhos, que participam do Projeto Garoto Cidadão. Eles contaram que, atualmente, quatro dos cinco filhos deles estão no projeto; alguns com 8 a 10 anos de participação e o mais novo começou este ano. Jadir e Lucimara revelaram que já pegaram declaração para faltar ao trabalho especificamente para prestigiar a apresentação os filhos.

Para Lucimara, é muito importante acompanhar o desenvolvimento cultural dos filhos. “Eles levaram a música para casa. Tocam pra gente. É lindo ver eles tocarem em casa”, contou ela. Jadir destacou a mudança na desenvoltura dos filhos. “É sempre importante poder acompanhar. Eles cresceram na arte e na cultura”, disse o pai.

Denúncia – A denúncia de casos suspeitos de abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma arma fundamental no combate a esse tipo de violência que atinge muitas famílias. De acordo com o Conselho Tutelar de Araucária, o registro de ocorrências envolvendo abusos sexuais é quase que diário no município. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araucária atualmente atende a 42 famílias com relatos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes e 2 casos de exploração sexual.

Em Araucária, qualquer pessoa que suspeite que uma criança ou adolescente possa ser vítima de violência sexual deve denunciar por um dos meios a seguir.

Conselho Tutelar Oeste: (41) 3901-5365 (horário comercial) ou (41)99922-1343 (plantão para emergências).

Conselho Tutelar Leste: (41) 3901-5255 (horário comercial) ou (41) 99922-1326 (plantão para emergências).

Há também o Disque Direitos Humanos (ligue 100), um número que atende denúncias 24 horas e, assim como no caso do contato com os Conselhos Tutelares, garante o anonimato. É muito importante que a pessoa possa fornecer o máximo de informações que levem a investigação a localizar a possível vítima.

Definição – É preciso esclarecer que abuso sexual ocorre quando a criança ou adolescente é usada para satisfação sexual de um adulto. Esse tipo de violência geralmente ocorre com uso de força física, de ameaça e/ou sedução e os agressores podem ser pessoas muito próximas das vítimas: um pai, padastro, parente próximo, amigos da família. É muito importante saber que abuso sexual não se restringe a estupro; carícias e beijos também podem ser caracterizados como abuso. Já exploração sexual de crianças e adolescentes diz respeito à exploração delas como objetos sexuais em troca de dinheiro ou outros favores.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.