Brasil

Aprenda a fazer um típico Quentão com Gemada

Nos dias mais gelados, falta até vontade de sair de casa em busca de um bom quentão. Que tal então preparar a tradicional bebida junina na sua cozinha? O preparo é rápido e você pode personalizá-lo com as especiarias que preferir. “Cravo, canela, gengibre e casca de laranja não podem faltar. Para mim é a melhor combinação”, afirma Cláudia Guimarães Freitas, sócia-proprietária da Casa di Bel. Entre as variantes dá para substituir o cravo pelo anis estrelado e adicionar também a casca de limão. O limão, porém, é indicado para o quentão feito só com cachaça, a versão típica de Minas Gerais e São Paulo.

No Paraná, um bom quentão exige vinho tinto seco e cachaça branca. Cachaça envelhecida só se for fazer o quentão sem vinho, que preserva o aroma do destilado. Já que vinho e cachaça fervem durante o preparo e são misturados com açúcar e especiarias, que alteram o sabor das bebidas, não precisam ser da melhor qualidade. “Para dar um sabor mais intenso, a dica é colocar as especiarias no começo para que soltem mais aroma”, explica a cozinheira Vanessa Rosa.

Para amenizar a intensidade do álcool, ela adiciona água na mesma proporção que a cachaça. Depois de ferver, a cozinheira ainda dá uma rápida flambada para retirar o álcool em excesso.

A bebida é o carro-chefe da casa no inverno. Numa noite fria, chegam a ser servidos cerca de 60 litros. Há também a opção com gemada – mistura de gema de ovo com açúcar – que vem à mesa num potinho separado para o cliente escolher quanto quer adicionar.

Ingredientes

  • 1 litro de vinho tinto seco (quentão)
  • 200 ml de cachaça (1 copo americano) (quentão)
  • 200 ml de água (1 copo americano) (quentão)
  • 60 gramas de açúcar (4 colheres de sopa) (quentão)
  • 30 gramas de canela em pau (quentão)
  • 30 gramas de gengibre (quentão)
  • 30 gramas de cravo-da-índia (quentão)
  • 1 unidade de laranja (só a casca) (quentão)
  • 1 unidade de gema de ovo (gemada)
  • 2 colheres de sopa de açúcar (gemada)

Modo de preparo

Numa panela grande, coloque o açúcar e as especiarias para cozinhar em fogo alto até o açúcar derreter (cerca de 5 minutos). Adicione o vinho, a cachaça e a água e deixe cozinhar em fogo alto. Quando ferver, baixe o fogo e flambe por cerca de dez segundos. Tampe para apagar a chama. Com uma peneira, filtre o quentão para retirar as especiarias. Para a gemada, com uma colher misture a gema e o açúcar até virar uma massa homogênea.

TEMPO DE PREPARO  50 minutos

RENDIMENTO 6 pessoas

Custo
R$ 30

Gazeta do Povo

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.