Paraná

APP Sindicato sugere reposição com seis aulas por dia, em vez de cinco

6308Diretoras da APP-Sindicato se reuniram com a nova superintendente de Educação do Estado, Fabiana Campos. A reunião foi para discussão do calendário escolar e sobre o envio dos Relatórios Mensais de Frequência, os RMFs. O primeiro debate foi sobre o calendário escolar. A APP defendeu um calendário único, com as adequações necessárias para cada escola. Em síntese, a proposta da entidade é de cumprimento de 800 horas em 2015, para atender o efetivo calendário. Isto significa a possibilidade de seis aulas de 45 minutos/dia, para os turnos da manhã e tarde. E, para o período noturno, quatro aulas de 45 e duas de 40 minutos.

Já a Secetaria de Estado da Educação defende que cada escola faça seu calendário conforme o tempo de greve em cada uma. Isso levaria a pelo menos três calendários diferenciados, com escolas que concluiriam o ano letivo em dezembro deste ano, e outras entre fevereiro e março de 2016. A secretaria também já criticava a possibilidade de implantar aulas de menso de 50 minutos.

Além disso, para que o calendário seja concluído, em 2015, será necessário trabalhar todo o recesso de julho e além de 12 sábados. Também foi apresentada a possibilidade do cumprimento de 54 horas, no período noturno, com projetos de complementação de carga horária, em substituição aos sábados. De acordo com a secretária de Finanças da APP, professora Marlei, a APP argumentou que encerrar o ano letivo em fevereiro de 2016 acarretará prejuízos pedagógicos.

“A superintendente de Educação disse que levará o tema para o debate com a secretária Ana Seres e, então, retomará o debate com o sindicato”, informou. “Todas as demais adequações serão feitas conforme a realidade de cada escola. A única preocupação da Seed explicitada, na reunião, pela superintendente, foi com os 12 sábados, em virtude dos valores do transporte escolar”, explicou Marlei.

Aulas — A rede estadual de ensino deve retomar, hoje, 100% das atividades depois da greve dos professores e servidores que ficaram 49 dias parados. Ontem, algumas escolas já conseguiram voltar com as aulas. Em Curitiba, a Escola Estadual Dom Pedro II, no bairro Seminário, todos os 700 estudantes compareceram às aulas pela manhã.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.