Araucária

Após registro de casos, Araucária faz alerta sobre morcegos com raiva

Nos últimos 12 meses, três casos de raiva em morcegos foram registrados no município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O mais recente foi detectado na última semana na região central da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, recomenda aos moradores para que não toquem caso encontrem o animal. A raiva é uma doença que pode levar à morte, ela é transmitida por mordidas ou até mesmo arranhões ocasionados por animais.

O que fazer?

Caso um morcego seja encontrado caído no chão, desorientado, voando de dia, com dificuldade para voar ou agressivo, o morador pode tentar “prender” o animal com um balde ou bacia virada para baixo com um peso acima para que ele não consiga fugir. Se encontrar o animal morto, as orientações também devem ser seguidas. O passo seguinte é ligar imediatamente para qualquer um desses telefones: (41)3901-5286, 3901-5281, 3901-5134 ou 0800-643-3005.

Em uma situação em que a pessoa entrou em contato com o animal, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber atendimento imediato.

 

Com informações da SMCS de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.