Paraná

Após greve, UFPR volta às aulas nesta quarta-feira

Terminou a greve dos professores da UFPR. A decisão foi tomada em assembleia na sexta-feira . Eles decidiram suspender a paralisação. Foram 374 votos pelo fim da greve e 171 pela continuidade. Mesmo assim, continua a ocupação da reitoria da UFPR por estudantes e a greve dos servidores. Os estudantes planejam uma assembleia para segunda-feira (14) para definir se a ocupação continua. Com a decisão pelo fim da greve dos professores, as aulas na UFPR devem ser retomadas a partir de quarta-feira. Ainda não está definido como será o calendário para a reposição das aulas perdidas nas últimas quatro semanas.

A paralisação começou há um mês e faz parte do movimento do funcionalismo público nacional que pede reajustes salariais acima da inflação. Os professores da UFPR reivindicavam 27,3% de reajuste salarial. O Governo Federal oferece 10,8% de reposição, mas dividida em dois anos (2016 e 2017). Outras universidades continuam em greve no Brasil.

O grupo protestava também contra contra cortes feitos pelo governo federal no orçamento das instituições e a infraestrutura precária dos locais de ensino. Os professores pediam também a reestruturação da carreira, garantia da autonomia e do caráter público das universidades. O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR deve se reunir nesta semana para para definir como será a retomada das aulas.

 

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.