Paraná

Após fim da greve, escolas estaduais têm 21 dias de aula a serem repostas

1343320239

Com o fim da greve dos professores da rede estadual de ensino, decidida em assembleia na segunada-feira (9), a semana é de preparar as escolas para o início das aulas, e também de programar como será feita a reposição dos dias parados, já que por lei o ano letivo deve ter no mínimo 200 dias de aulas, em 800 horas/aula. A Secretaria de Estado da Educação avisou que ainda vai convocar a APP-Sindicato para, juntos, construirem o cronograma de reposição. As aulas terão início na quinta-feira, totalizando 21 dias parados.

Pelo cronograma antes da greve, as aulas começariam no dia 9 de fevereiro, com férias de 3 a 22 de julho, e fim do ano letivo em 16 de dezembro, totalizando 205 dias de aulas programadas. Os professores e servidores devem retornar ao trabalho hoje, quando começam a preparar as escolas para receber os alunos.

A maioria das escolas estaduais ficou praticamente 30 dias fechada — muitas foram trancadas com cadeado —, o que impediu vistorias e a realização de obras, segundo a Secretaria de Estado da Educação. Nesse período, a manutenção regular, de responsabilidade da diretoria das escolas, deixou de ser feita. Em razão disso, é fundamental a participação dos servidores das escolas para a resolução imediata de problemas que possam ser detectados.

Reposição

A maneira como será feita a reposição das aulas tem que seguir diretrizes da educação. A reposição do dia precisa ser com a presença do aluno na escola. A reposição apenas de conteúdo para os alunos, com atividades de pesquisa, por exemplo, não contam como dia letivo, mas atividades para cumprir o currículo. As escolas não podem utilizar os mesmos dias já previstos no calendário escolar.

A greve só não teve efeitos maiores ainda porque, como teria início antes do Carnaval, já havia o cronograma de que fevereiro seria um mês com apenas 17 dias de aulas. Março contava no cronogrma inicial com 22 dias de aulas e abril — que também tem feriados prolongados — teria 19 dias. Em maio seriam 20 dias, assim como junho.

Julho estava previsto as férias de meio de ano, entre os dias 3 e 22. Por isso seriam 13 dias de aulas. Agosto e setembro contavam com 21 dias de aulas, e outubro e novembro com 20. Dezembro seria um mês de 12 dias de aulas.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.