Araucária

Apenas 2% dos estudantes de Araucária fizeram a validação do cartão Educard para uso este ano

Até o início de janeiro, apenas 145 estudantes validaram o cartão do Programa Passe Livre Estudantil de Araucária – Educard, isso corresponde a 2% da demanda realizada no passado na cidade. Em 2019 eram quase 8 mil inscritos que utilizavam o cartão. A Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) orienta que os pais não deixem para a última hora e agendem assim que possível a validação do cartão para que não haja aglomeração quando for definida a data de retorno das atividades presenciais nas unidades educacionais. A validação para 2021 começou a ser realizada no final do ano passado.

O ato, com agendamento prévio pelo link (CLIQUE AQUI)ocorre no Terminal Central de Araucária (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 356 – Centro). Mas, antes, é preciso que pais/responsáveis façam a solicitação do cartão na unidade educacional (escola ou CMEI). Dessa vez, se for apenas atualização do cartão, NÃO é necessário levar a criança para atualizar a foto no Terminal Central. A foto só ocorrerá para quem faz o cartão pela 1ª vez (a emissão da 1ª via é gratuita. Em caso de perda do cartão e solicitação de novo, o custo é de R$ 5,00).

No mesmo link disponível no site da Prefeitura há informações sobre documentos necessários e outras orientações. O cartão de transporte escolar gratuito é destinado a alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, matriculados em escolas públicas de Araucária (incluindo turmas de EJA e Ceebja).

A isenção prevista no Educard corresponde ao período em que o estudante frequenta a unidade educacional. O cartão só pode ser utilizado em dias letivos, conforme calendário escolar. O benefício do passe livre estudantil é de caráter pessoal e intransferível, sendo proibida a sua cessão, venda, permuta ou empréstimo a outra pessoa. O uso indevido do cartão do Programa Passe Livre Estudantil pode ocasionar em bloqueio do benefício. O pai/mãe/responsável que leva a criança de até 12 anos para a unidade educacional também tem direito à isenção de transporte coletivo para levar e buscar (é preciso também realizar cadastro/atualização).

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o Departamento de Transporte Escolar por meio do WhatsApp: (41) 3901-5258.

SMCS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.