Araucária

Aneel autoriza Copel a retomar operação da Termelétrica de Araucária

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a Companhia Paranaense de Energia (Copel) a retomar temporariamente a operação comercial das três turbinas da Usina Termelétrica de Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Com a autorização, publicada na segunda-feira (16), no Diário Oficial da União, será possível gerar até 484 megawatts (MW).

O contrato de autorização vale até 31 de dezembro de 2018. A medida foi tomada após solicitação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) à Petrobras para “viabilizar” combustível para as termelétricas operacionalmente disponíveis, mas que estão paradas.

A decisão do comitê foi tomada diante da previsão de que o armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas fique abaixo do verificado em 2014, ano mais crítico do histórico recente.

“Assim, o comitê encaminhará correspondência à Petrobras solicitando gestão da empresa no sentido de viabilizar o fornecimento de combustível a essas usinas”, diz nota divulgada pelo colegiado no início do mês.

Além da termelétrica de Araucária, o CMSE decidiu pela retomada da operação das usinas Cuiabá, Termonorte II e Termo Fortaleza, que, por serem movidas a gás, “são capazes de produzir energia a preços mais competitivos se comparados com os de outras usinas térmicas.”

Na ocasião, o CMSE optou por não acionar as usinas termelétricas mais caras, o chamado “despacho fora da ordem de mérito” mas aprovou, se necessário, o aumento da importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai “na medida em que for possível”.

De acordo com o comitê, para o final de novembro de 2017, quando tipicamente se inicia o reabastecimento dos reservatórios, a expectativa é que os armazenamentos dos subsistemas Sul, Nordeste e Norte fiquem abaixo do volume de 2014. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste deve alcançar armazenamento próximo ao verificado naquele ano.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.