Araucária

Amanhã tem PARALISAÇÃO dos professores em Araucária

greve08

Por Aécio Novitski

Professores e funcionários de escolas de todo o país estão realizando desde segunda-feira a 16ª Semana Nacional de Promoção e Defesa da Escola Pública. A mobilização é promovida pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) e pelos sindicatos filiados a ela. Entre os quais está o Sismmar.

Para esta quinta-feira, dia 30 está prevista a paralisação nacional da educação. A pauta que une as lutas em todo o Brasil são o cumprimento da Lei do Piso Nacional, cumprimento das metas e prazos do PNE, Plano estaduais e municipais democráticos e Contra a terceirização.

A luta também é local, para melhorar a educação

Mas em cada local existem assuntos bem específicos que levam a categoria a se mobilizar. Em Araucária, os professores municipais querem que o governo realize negociações que apontem soluções. As salas de aulas estão superlotadas de estudantes, há carência de profissionais, as estruturas escolares estão sucateadas e sem dinheiro para a manutenção básica e são péssimas as condições de trabalho. Para piorar, os profissionais estão com a carreira congelada desde o início da atual gestão.

A pauta nacional também repercute no município. A Lei do Piso Nacional estabelece que um terço da jornada de trabalho seja destinado à hora-atividade. É um tempo para preparar e corrigir provas, planejar as aulas e realizar pesquisas. A lei foi sancionada em 2008 e ainda não é cumprida no município.

Haverá mobilização do dia inteiro

Em Araucária, os professores municipais iniciam o dia 30 com mobilização na frente da Secretaria da Educação, a partir das 8 horas. Em seguida, realizam caminhada pelo centro da cidade até o Paço Municipal, onde buscarão ser recebidos pelo prefeito.

Para o período da tarde está previsto um debate sobre a Previdência, no acampamento na frente da Prefeitura. Às 16 horas haverá assembleia para avaliar a mobilização e decidir o seu rumo.

SIMMAR

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.