Araucária

Alunos do Rio Abaixinho recebem certificado de cursos

A Prefeitura de Araucária tem promovido alguns cursos para a comunidade da área rural, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e com o Sindicato Rural. Na terça-feira (06) três turmas receberam certificado de conclusão de curso na Escola Municipal João Sperandio: de panificação, molhos e temperos e competências transversais.

Os alunos de panificação aprenderam a fazer, dentre outras receitas, panetone, pão sírio, pão integral, pão de queijo, massa de macarrão e pão integral. “Foi excelente. A Prefeitura deu todo o material, só precisei levar meu pano de prato nas aulas. A receita que mais gostei foi de cuca alemã. Testei todas em casa e todas deram certo”, relata a dona de casa Marilene Schoffen, de 57 anos.

Suelen Ivankio, de 21 anos, aprovou tanto o curso que já faz outro pedido. “Aproveitei bastante coisa, tem bastante receita gostosa. Queríamos pedir curso de salgado se pudessem trazer para cá”, diz. Alguns alunos participaram apenas para obter mais conhecimento e poder variar o cardápio em casa, outros querem vender os produtos feitos a partir das técnicas disponibilizadas e o curso de competências transversais auxilia qualquer profissional no seu dia a dia no mercado de trabalho.

A comunidade do Rio Abaixinho de maneira geral agradeceu esse apoio. “Essas iniciativas facilitam muito para os moradores da área rural, pois por ficar longe do centro, acabam não surgindo tantas oportunidades para cá. Foi muito boa a oportunidade, ficamos muito satisfeitos”, agradece a diretora da escola, Maria Jocire Gondek.

Mais regiões contempladas

Como essa modalidade de curso na área rural ainda é recente, apenas as comunidades de Guajuvira e do Rio Abaixinho tiveram essa experiência. Associações de moradores que tenham interesse podem solicitar as capacitações e até sugerir temas a serem trabalhados. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego pelo telefone 3901-5173.

“Percebemos essa demanda e, de acordo com as nossas possibilidades, estamos levando para as comunidades do interior que estão solicitando. Antes tínhamos apenas os cursos na área urbana. Queremos ampliar essas ofertas cada vez mais”, comenta o diretor da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, Guilherme Miranda.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.