Araucária

Alunos da Escola Maria Aparecida acompanham palestras da Guarda Municipal

Esta semana os alunos da Escola Municipal Professora Maria Saliba Torres de Araucária estão acompanhando as palestras que os profissionais do Departamento de Ação e Prevenção (DAP), da Guarda Municipal, estão realizando sobre valores morais. Do 1° ao 9° ano, todos estão participando das atividades, mesmo que com dinâmicas e abordagens diferentes.

Os alunos menores acompanham as reflexões por meio de teatro de fantoches e os mais velhos discutem sobre questões mais complexas, em uma brincadeira sobre uma viagem sem volta e quais itens levariam entre: sentimentos, pessoas e coisas.

“O nosso foco é a prevenção. Se estas crianças têm os valores fortalecidos e conseguem fixar bem os conceitos trabalhados, mais para frente elas saberão utilizá-los de maneira adequada. Se alguém oferece droga para ela, por exemplo, ela vai saber o que levar em consideração e poderá fazer as escolhas certas”, explica a guarda Rocha.

A professora do 4° ano, Sirlene de Souza, acha interessante a proposta. “Apesar de trabalharmos também essas questões na escola, é diferente de um guarda vir e conversar com eles. Os alunos têm um respeito maior, ouvem com mais atenção e absorvem de maneira diferente”, conclui.

Sobre o DAP

O Departamento de Ação e Prevenção, da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), realiza diversas atividades relacionadas principalmente à prevenção à violência e ao uso indevido de substâncias psicoativas no município. Além de patrulhas no entorno das escolas, a equipe, formada por guardas municipais, faz palestras abordando diversos temas que possam auxiliar na formação dos alunos como cidadãos.

As temáticas trabalhadas podem variar conforme o pedido das unidades de ensino e idade das turmas, mas geralmente discorrem sobre: consequências do uso de drogas, responsabilidade do adolescente diante do Estatuto da Criança e do Adolescente, combate ao bullying, igualdade de gêneros, civismo, cultura da paz, valores morais, enfrentamento à violência doméstica e prevenção de gravidez na adolescência. Além disso, os guardas desenvolvem atividades visando estimular a continuidade dos jovens na vida acadêmica, ressaltando a importância do acompanhamento dos pais na vida acadêmica dos filhos e aproximação da comunidade escolar.

Nos últimos três anos, o DAP já realizou mais de 3400 palestras e visitas na escolas, alcançando quase 24 mil crianças, adolescentes, profissionais da área de educação e familiares dos escolares.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.