Araucária

Alerta sobre dengue em Araucária é emitido pelo setor de endemias

10_dengue2

O Setor de Combate a Endemias de Araucária faz um alerta sobre focos encontrados no município de mosquitos transmissores da dengue, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus. Eles foram encontrados em visitas rotineiras de inspeção e orientação sobre a doença nos bairros Vila Angélica, Industrial e Thomaz Coelho.

Apesar dos técnicos acreditarem que os mosquitos não estão infectados com o vírus da doença, por não haver nenhum caso recente contraído na cidade, eles alertam que esses criadouros já são um primeiro passo para a instalação da doença, o que exige mais cuidados da população com recipientes que alojem água parada.

“Se eles picam alguém contaminado, passam a transmitir a dengue e podem infectar muitas pessoas. A fêmea pode botar cerca de 200 ovos por vez e daí fica difícil controlar o número de casos. Por isso, nas regiões citadas, já estamos adotando procedimentos de controle, fazendo orientação para varredura e eliminação dos criadouros na região”, comenta a coordenadora do Setor de Combate a Endemias, Jocilene Gomes de Queiroz.

Se na sua região possui algum terreno com condições que possam contribuir para a proliferação do mosquito, denuncie para o Disque Dengue pelo telefone 0800 643 3005. Pelo número também é possível solicitar palestras sobre o assunto em escolas ou empresas. O e-mail da equipe que faz esse trabalho é o dengue@araucaria.pr.gov.br.

Combate

O acúmulo de água parada a céu aberto deve ser evitado: pela organização dos materiais em um espaço adequado, eliminação do que não tem mais utilidade ou quando possível, que o recipiente seja tampado. Merecem atenção: pneus, caixas d’água, calhas, vasos de flores, garrafas, cisterna, piscinas e etc.

SMCS/Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.