Redação

Além da cloroquina, São José dos Pinhais adiciona ivermectina para tratamento da covid-19

A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, por meio do parecer médicos do Comitê de Crise e do CEPAME- Câmara Técnica de Padronização de Medicamentos, estabeleceu já no mês de maio um protocolo municipal para a oferta de medicação para pacientes com Covid-19. Este mês de julho a ivermectina para uso no tratamento também foi incorporados à cesta municipal .

A nota orientativa escrita para os médicos esclarece que o uso ainda é experimental e sem comprovação científica. Então, além medicação convencional, o médico que examinar o paciente com Covid-19, mediante avaliação individual de cada caso, poderá prescrever além da cloroquina, que entrou para o protocolo em maio, a ivermectina, desde que haja anuência do paciente em utilizar a medicação.

A Secretaria de Saúde segue a orientação do Ministério da Saúde, sendo assim o uso pode ser descontinuado a qualquer momento, dependendo de novas evidências científicas.

Os pacientes de serviços privados poderão retirar os medicamentos prescritos pelos médicos desde que comprovadamente para tratamento, ou seja apresentem a receita em duas vias e a cópia da notificação epidemiológica preenchida pelo estabelecimento que foi atendido. Os locais para retirada são a Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa e as Farmácias Básicas Municipais durante o dia e a noite na UPA Afonso Pena.

Atendimentos

O paciente que tiver suspeita de estar com Covid-19, pode ligar no telefone com a linha especial para atendimento a pacientes com suspeita de coronavírus ou ainda se dirigir até a Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa. A unidade conta com equipe especializada e treinada para atendimento a essa e outras síndromes respiratórias. Orienta-se que o paciente esteja usando máscaras e só vá acompanhado se necessitar para evitar a exposição desnecessária de outras pessoas no local.

SERVIÇO

O telefone de atendimento é número (41) 3381-6388, que atualmente funciona de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas. Já o Whatsapp é 24h pelo (41) 98508-0364.

A nova Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa está localizada na Avenida Rui Barbosa, número 10471, com funcionamento todos os dias da semana, 24 horas.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.