Araucária

Agricultura familiar de Araucária recebe 1800 toneladas de calcário para correção do solo

Para uma boa colheita é essencial o preparo adequado do solo. Para isso, um dos cuidados necessários é o controle de acidez, feito com calcário. A entrega desse elemento faz parte da Patrulha Rural, um dos serviços ofertados pela prefeitura para auxiliar principalmente a agricultura familiar. Até quinta-feira (13), os agricultores inscritos nos programas da Secretaria de Agricultura (SMAG) poderão buscar a quantidade de calcário disponibilizada de acordo com análise de cada solo, tamanho da propriedade e da cultura escolhida. Este ano serão 1800 toneladas de calcário destinadas para 197 produtores rurais de Araucária.

Os lavradores que não possuem o equipamento para aplicar o calcário no solo, ainda contam com um apoio a mais: o empréstimo do lancer. Se fosse para comprar o equipamento, o produtor precisaria desembolsar cerca de R$25 mil. Na área da Roça Nova, a família do agricultor Alfredo Szymossek, que possui 3 inscrições no Cad-Pro (registro do produtor rural), recebeu esse ano 40 toneladas de calcário e solicitou a aplicação no solo. Com o equipamento, a aplicação é bem mais rápida do que se acontecesse manualmente.

“De tempos em tempos precisamos fazer a reposição do calcário no solo. Ele ajuda a melhorar produtividade, senão a plantação cresce fraca. Com mais produção, mais dinheiro. Pela Patrulha Rural eu ainda consigo outros reforços, como empréstimo de colheitadeira, trator, sementes de forrageiras. Meu irmão e cunhado também contam com assessoria municipal”, relata Szymossek. 

Cada Cad-Pro dá direito a 12 horas de serviços anuais pelo Programa Patrulha Rural para preparo do solo, tempo que auxilia bastante os produtores da agricultura familiar, pois em geral essas áreas são pequenas e o trabalho rende. Os operadores dos maquinários atuam em todas as regiões do interior do município, sendo 8 tratoristas no total.

PATRULHA RURAL
A Patrulha Rural, serviço da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), oferece aos produtores serviços de preparo do solo, silagem, lancer para distribuição de calcário e a colheitadeira de milho. Este ano o programa já atendeu mais de 1042 pedidos de pequenos produtores de Araucária, dentre:
⦁ 396 pedidos de aradora (9600 horas de trabalho);
⦁ 165 pedidos de colheita (3960 horas de trabalho);
⦁ 98 pedidos de ensiladeira (2376 horas de trabalho);
⦁ 104 pedidos de escarificador (2568 horas de trabalho);
⦁ 27 pedidos de lancer (648 horas de trabalho);
⦁ 179 pedidos de niveladora (4320 horas de trabalho);
⦁ 43 pedidos de rotocanteirador (1032 horas de trabalho);
⦁ 30 pedidos de subsolador (648 horas de trabalho).
 
Em 2019 foram adquiridos diversos implementos que potencializam o atendimento do preparo do solo, melhorando a prestação de serviços ofertados e contribuindo para que a comunidade rural consiga se manter nesse meio. Foram investidos quase R$ 2 milhões para apoio das lavouras, com 7 tratores novos (175 CV); 03 grades niveladoras; 01 distribuidor de calcário; 02 escarificadores e 06 grades aradoras.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.