Araucária

Agosto Azul quer incentivar homens a cuidarem mais da saúde

Com o objetivo de motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e cuidem mais da saúde de maneira preventiva, foi instituída no Paraná a campanha “Agosto Azul”. Durante este mês ações para incentivar o auto cuidado do homem serão reforçadas em toda a rede de atenção à saúde do estado. O foco da campanha deste ano promove a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos.

Em Araucária, esse período será lembrado pela distribuição de folhetos informativos, orientações em unidades básicas de saúde e palestras para tentar atrair e sensibilizar o público masculino nas questões de saúde. Além disso, outras atividades serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, Assistência Social e outros setores ou instituições que auxiliem na divulgação do tema da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a adoção de hábitos saudáveis ainda é a melhor estratégia para evitar algumas doenças e minimizar suas complicações. Porém, a população masculina demonstra resistência em considerar certos hábitos saudáveis. Aliado à isso, apenas 30% dos usuários atendidos do sistema público de saúde de Araucária são homens. Outro fator é ainda mais preocupante, essa população masculina geralmente é atendida nos setores responsáveis pelos casos mais graves: pronto atendimento e hospital; realidade que poderia ser diferente se esse público mantivesse um acompanhamento preventivo de saúde.

Ações

A programação das ações para serem realizadas durante o mês de agosto em Araucária ainda estão sendo definidas, mas as datas das atividades maiores já estão marcadas. Nos dias 10 e 12 de agosto uma palestra será realizada para todos profissionais de saúde e foi estendido o convite também para os funcionários da Prefeitura. O evento será realizado no anfiteatro da Prefeitura, dia 10 de agosto, às 13h30 às 17h, e dia 12, das 8h30 às 12h.

Dia 15 de agosto, a unidade de Saúde do Jardim Califórnia irá aproveitar que estará aberta para vacinação das crianças e dará uma atenção especial aos homens que quiserem fazer exame de vista, avaliação odontológica para prevenção de câncer bucal e solicitar alguns exames de rotina.

Dia 22 de agosto, o público será quem estiver passando no terminal central e na Praça Vicente Machado, das 8h às 17h. Com o apoio de acadêmicos da Facear, será possível aferir a pressão, fazer exames de glicemia, obter orientação avaliação para a prevenção do câncer bucal e outros cuidados de saúde.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.