Araucária

Agosto Azul promove palestra sobre saúde do homem

A campanha Agosto Azul tem promovido algumas ações no município para conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde do homem. Na segunda-feira (10), uma palestra foi realizada no anfiteatro da Prefeitura de Araucária para falar sobre o tema. Três especialistas conduziram as discussões: um médico, um profissional de educação física e um técnico da área de gestão de informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

Além dos profissionais da SMSA, puderam acompanhar a palestra todos os funcionários da Prefeitura que tivessem interesse. O cardiologista do Centro de Especialidades Médicas, Dr. Araré G. Cordeiro Junior, falou sobre fatores de prevenção e de risco cardiovascular. O profissional elencou como condições de risco imutáveis algumas predisposições hereditárias, como doenças coronarianas (angina e infarto), hipertensão arterial, AVC; etnias, idade e gênero.

Em detrimento disso, alguns dos fatores podem ser buscados pelos pacientes como auxílio na prevenção dessas doenças cardíacas: não fumar, não beber, controlar: o colesterol, a pressão alta, diabete, obesidade e evitar o sedentarismo. “Manter hábitos saudáveis ainda é a melhor maneira de proteger o seu coração”, destacou o médico.

De acordo com dados do Departamento de Gestão da Informação da SMSA, a população de Araucária é bem equilibrada com relação a número de homens e mulheres residentes no município. No entanto, 60% dos atendimentos ambulatoriais dos serviços especializados e do pronto atendimento são executados em mulheres, ou seja, somente 40% seriam em homens. A diferença aumenta quando se faz um levantamento dos atendimentos na atenção básica: 75% dos casos são referentes a pacientes mulheres e apenas 25% a homens.

Segundo o Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM, do Ministério da Saúde), entre 2008 a 1013, as principais causas de morte de pessoas do sexo masculino em Araucária foram: causas externas (ocorridas por acidentes e violência), doenças do aparelho circulatório, neoplasias e doenças do aparelho respiratório.

Qualidade de vida

O professor da Secretaria de Esportes e Lazer, Alexandre Sobânia, encerrou o bate papo com os presentes com 10 dicas para melhorar a qualidade de vida. Durante a palestra motivacional, Sobânia falou sobre a influência do bom humor, atividade física, alimentação saudável, cuidados com a saúde, espiritualidade, família, amigos, ambiente saudável, trabalho e estudo.

Atividade pelas ruas

Quem estiver passando no terminal central e na Praça Vicente Machado, dia 22 de agosto, das 8h às 17h, poderá acompanhar mais uma ação do Agosto Azul. Com o apoio de acadêmicos da Facear e do Serviço de Orientação à Aids e DSTs, será possível aferir a pressão, fazer exames de glicemia, obter avaliação para a prevenção do câncer bucal e orientação sobre outros cuidados com a saúde.

 

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.