Araucária

Adolescentes Aprendizes de Araucária fazem workshop sobre funcionamento de empresas

07_ws_adolescente_aprendiz3Participantes do último módulo do curso de Auxiliar Administrativo e Produção Industrial do programa Adolescente Aprendiz estão fazendo workshop sobre Gestão de Materiais e Patrimônio. A atividade fez parte da avaliação de uma das disciplinas do curso e consiste na demonstração de como funciona uma empresa. São aproximadamente 80 alunos que, divididos em turmas, criaram negócios fictícios.

Na tarde de ontem (13), com o auxílio de uma maquete, uma das turmas falou sobre uma empresa de informática, explicando todos os setores e o processo de produção de computadores. Como quase todos os integrantes do grupo trabalham, eles usaram como fonte de pesquisa as empresas onde atuam e depois compartilharam as suas experiências profissionais para desenvolverem o trabalho proposto pelo curso.

Karimme Lopes e Fabíola Almeida, de 16 anos, acharam a ideia bastante produtiva. “Conseguimos ampliar o nosso conhecimento. Trabalhamos em um determinado setor e com o trabalho do curso foi possível ver outras áreas; agora, conhecemos todo o funcionamento da empresa”, contaram. “Hoje em dia, a maioria das empresas exige experiência e o curso nos deu isso. Somos novas, mas já temos noção da responsabilidade que o trabalho exige e nos sentimos mais maduras”, revelaram.

Para a coordenadora do programa Adolescente Aprendiz, Maristela de Andrade Michel, o trabalho foi “uma boa oportunidade de aplicar a teoria na prática”. A professora Izabela Maria Calizario, que propôs o trabalho e orientou os alunos, aprovou o resultado final. “O objetivo era que eles aprendessem a controlar, executar e planejar com eficiência, desenvolvendo o processo desde a matéria-prima até o produto final. Além disso, eles aprenderam a trabalhar em equipe e a delegar tarefas. Estão todos de parabéns”, disse.

A secretária de Assistência Social, Ivana Chemello Opis, prestigiou o workshop e elogiou os alunos. “Vocês estão agarrando com as duas mãos essa oportunidade e é assim mesmo que tem que ser. Já perceberam que, quando o desempenho não é bom, na sala de aula fica em recuperação, mas no mercado de trabalho é demitido, então tem que levar a sério. Mas estou encantada de ver jovens tão empenhados porque nem sempre é esse o panorama que vemos por aí”, avaliou.

Adolescente Aprendiz

Ministrado no contraturno escolar, o programa Adolescente Aprendiz é uma parceria da Prefeitura de Araucária com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) com o objetivo de qualificar profissionalmente os adolescentes e inseri-los no mercado de trabalho como aprendizes, conforme a lei nº 10.097/2000. É voltado para adolescentes que participam de programas sociais da Secretaria de Assistência Social com idade entre 14 anos e 17 anos.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.