Paraná

Acordo entre sindicatos retira indicativo de greve; ônibus funcionarão normalmente na segunda

Após reunião de última hora marcada para o início da tarde desta sexta-feira (6), no Ministério Público do Trabalho (MP-PR), o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc) decidiu retirar o indicativo de greve e descartar assim paralisação na próxima segunda-feira (6).

3-05-dissidio-tranporte-coletivo-interna1

De acordo com o presidente do sindicato, Anderson Teixeira, a decisão aconteceu após as empresas retirarem a proposta que modificava o anuênio. “No entendimento da nossa diretoria, direitos já ganhos não podem ser retirados. Diante disso, eles retiraram a proposta e afirmaram que estão abertos a continuar negociando o reajuste, o que nos fez retirar o indicativo”, disse.

A proposta retirada foi o principal motivo para a falta de acordo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na tarde de ontem. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região (Setransp) propôs limitar em oito anos a concessão do anuênio. O Sindimoc alegou não fazer sentido limitar o benefício, uma vez que o contrato de concessão do transporte assinado em 2010 já previa o pagamento. A desembargadora Ana Carolina Zaina também lamentou a questão ter sido colocada em pauta.

A proposta formulada pelo Ministério Público do Trabalho e chancelada pela desembargadora Ana Carolina Zaina, garante reajuste salarial de 9% e vale alimentação no valor de R$ 415,00 para os trabalhadores do transporte coletivo. As empresas, porém, oferecem reajuste de 7,13%, proposta já recusada pelos trabalhadores.

Segundo o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Paraná, Gláucio Araújo de Oliveira, a negociação está bem encaminhada, mas o Sindimoc preferiu levar para a proposta para assembleia, evitando assim qualquer questionamento. “A posição do MPT era focar nas principais clausulas e não abrir o leque. Decidimos deixar qualquer outro ponto para o futuro e o sindicato patronal também entendeu que esta não era o momento”, explicou.

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.