Redação

Ações integradas ao projeto “Em Frente Brasil” reduzem crimes em São José dos Pinhais

O projeto foi implantado no final de agosto de 2019

A primeira fase do projeto Em Frente Brasil, implantado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, apontou redução dos índices criminais no município. Durante o período de 30 de agosto a 31 de dezembro de 2019, o número de homicídios caiu em 26% e o de roubos, 25%. Os dados foram divulgados pela Coordenação do projeto nesta segunda-feira (17).

O projeto-piloto da força-tarefa Em Frente Brasil em São José dos Pinhais é coordenado pelo Ministério da Justiça, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná e envolve a aplicação de efetivos da Força Nacional, federal, estadual e municipal para combater a criminalidade por meio de policiamento ostensivo e também de atividades de inclusão social. São José dos Pinhais é um dos cinco municípios brasileiros que recebem a experiência piloto.

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, diz que a redução da criminalidade se deve às ações integradas das forças policiais. “Desde a implantação do projeto pudemos ver resultados significativos em São José dos Pinhais. Isso se deve ao trabalho integrado, as ações bem programadas, grandes investigações criminais e do intenso patrulhamento preventivo e ostensivo na região”, afirmou.

DADOS – Desde 30 de agosto e até dezembro de 2019 foram registrados 20 homicídios dolosos na cidade, número 26% menor do que o do mesmo período do ano anterior, quando ocorreram 27 homicídios dolosos no local. No que se refere aos roubos, foram 576 ocorrências do final de agosto até o final de dezembro de 2019, contra 767 no mesmo período de 2018, apontando uma queda de 25% no índice. Já as ocorrências relacionadas ao crime de estupro apresentaram redução de 71% no período (foram 49 registros de 30 de agosto a 31 de dezembro de 2018, contra 14 durante o mesmo período em 2019).

O coordenador operacional da força-tarefa do projeto Em Frente Brasil no Paraná e comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Nivaldo Marcelos da Silva, afirma que a ação é inédita no Estado e já colaborou para a melhora da segurança pública no local. “A avaliação é positiva. Estamos trabalhando em torno da criminalidade violenta e, com as operações desencadeadas por todas as forças envolvidas, conseguimos um reflexo interessante na diminuição também de outros indicadores, a exemplo de roubo e furto”, disse.

No período, foi apontado um aumento de 114% nos registros de tráfico de drogas – 67 a mais. Durante 30 de agosto a 31 de dezembro de 2018 foram 59 registros, já no mesmo período em 2019, foram 126. “A Polícia atuando mais, tem mais apreensão e mais prisão, bem como mais segurança”, afirma o coronel Nivaldo.

Ele explicou que a fase de choque operacional do projeto foi prorrogada por mais 180 dias, até meados de junho. “Esperamos continuar com essa redução já com o implemento da fase 2, com a participação de outros setores, que vão convergir as políticas públicas para que possamos não só reduzir, mas também estabelecer a redução dos crimes violentos aqui em São José dos Pinhais”, concluiu o coordenador operacional, coronel Nivaldo.

Box
Força Nacional ficará mais seis meses em São José dos Pinhais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou nesta segunda-feira a prorrogação da presença da Força Nacional de Segurança Pública nas cinco cidades do projeto Em Frente, Brasil, no Paraná, Pará, Espírito Santo, Goiás e Pernambuco. O principal objetivo é o combate à criminalidade violenta. O número de militares para cada Estado obedecerá planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.