Araucária

Abertura da Semana de Combate ao Abuso Infantil é realizada no Jardim Alvorada

O Jardim Alvorada foi o bairro escolhido pela Secretaria Municipal de Assistência Social para abrir os trabalhos da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece em Araucária entre os dias 15 a 19 de maio (CLIQUE AQUI para ver o cronograma). O evento de abertura aconteceu na sede da Associação de moradores do Jardim Alvorada, nesta segunda-feira (15).

Foi realizada uma apresentação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região e do Projeto Alvorecer. A Secretária Municipal de Assistência Social, Cristiane Dehaini, parabenizou os profissionais presentes pelo Dia do Assistente Social e ressaltou que a função da categoria é proteger.

O CRAS trabalha de maneira preventiva com as famílias e o CREAS atende casos onde já ocorreu alguma violação de direitos, dando apoio, orientação e fazendo acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais. O CREAS está atendendo atualmente 50 famílias por casos de violência ou abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes da cidade.

“Sabemos que a vítima pode se sentir melindrada, porque o agressor pode ameaçar para que não denuncie ou ficar com receio de ser exposta. Os serviços de proteção atuam de maneira a preservar a pessoa que passou pela situação e atendem de maneira respeitosa e sigilosa, garantindo proteção”, comenta a psicóloga Simone Eloise Vicenti, reforçando o preceito de que a vítima não é a culpada e sim o agressor.

Importante destacar que a denúncia é fundamental para que as medidas de responsabilização do agressor aconteçam e com isso sejam evitados novos abusos e violências. As denúncias podem ser anônimas e não precisam da certeza de quem está denunciando. Apenas a desconfiança já é suficiente para se abrir um chamado e encaminhar a situação para que seja verificada e acompanhada pelos órgãos competentes, como Ministério Público, Conselho Tutelar, CREAS, Vara da Infância e da Juventude.

O principal canal para as denúncias é o telefone Disque 100, pois é um número de fácil memorização e o serviço tem atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Denúncias podem ser feitas também nas escolas, CMEIs, CRAS, unidade de saúde, CREAS, Polícia Militar e Guarda Municipal.

A Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, celebrado dia 18 de maio. A Secretaria Municipal de Assistência Social está promovendo o evento em parceria com a rede de proteção local.

Procure ajuda ou denuncie!

• Disque 100 ou pelo e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br – canal gratuito e anônimo;

• CREAS: 3901-5224. Endereço: Av. Brasil, 298 – centro.

• Conselho Tutelar: 3901-5365. End: Rua Joaquina Tonchak, 880, no Jardim Pequim.

• Escola, fale com professores, orientadores ou diretores;

• Unidade básica de saúde da sua região.

• CRAS de sua região.

• Delegacia da Mulher: 3642-8156. Endereço: Rua Honestálio Guimarães, 106 – centro.

• Polícia Militar: 190

• Guarda Municipal: 153

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.