Entretenimento

A partir deste domingo (29), concertos gravados da Camerata estarão disponíveis on-line

Na data em que habitualmente é aberta a sua temporada anual de concertos, a Camerata Antiqua de Curitiba, disponibiliza ao público, a partir deste domingo (29/3), aniversário da cidade, uma série de apresentações em vídeo.  As gravações de trechos ou a íntegra de concertos poderão ser vistas pelos canais de Facebook e Youtube da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria, sede oficial do grupo. “A Fundação Cultural de Curitiba está mobilizada para oferecer à população alternativas de fruição cultural”, afirma a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Segundo Ana Cristina, para celebrar o aniversário de Curitiba, foi escolhido Sabat Mater, como primeiro concerto a ser reprisado pelos canais das redes sociais da FCC.

“As apresentações da Camerata merecem ser revistas nesse momento em que não será possível iniciar a sua temporada oficial de concertos”, completa.

A execução de Sabat Mater, com regência do maestro Tobias Volkmann, do Rio de Janeiro abriu a temporada de 2019 da Camerata. A apresentação foi realizada na Missa de Ramos, do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe.

Orquestra e coro se uniram num emocionante espetáculo com composições de Bach e Pergolesi alusivas à Paixão de Cristo. As composições foram interpretadas pelo soprano Bruno de Sá (paulista que atua na Suíça), contratenor Martin Oro (da Argentina), além do tenor Miguel Geraldi e do baixo-barítono Daniel Germano, que atuam no Brasil.

Concertos on-line

De acordo com o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr, a situação de emergência gerada pela pandemia da Covid -19 impulsionou o projeto de ofertar o conteúdo da Camerata em vídeo à população.

“Queremos manter, ainda que de forma alternativa, parte da programação de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba possibilitando que o público que está em casa possa acompanhar e também entreter-se com a excelência dos programas desse grupo, motivo de orgulho para cidade de Curitiba”.

Foram cinco concertos que aconteceram no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe, de abril a dezembro de 2019, em comemoração aos 45 anos da Camerata. As principais apresentações foram gravadas na íntegra pela TV Evangelizar em alta qualidade e serão disponibilizadas na sequência pelas redes sociais da FCC e Capela Santa Maria, como forma de divulgar o trabalho do grupo em época de isolamento social.

Os programas selecionados foram os destaques da temporada, revelando a transversalidade do repertório da Camerata, cujas obras dialogam com a liturgia cristã de tradição católica, e garantindo a ampliação do trabalho de formação de plateia e a democratização do acesso à música erudita.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.