Educação

A partir desta segunda (13), estudantes da rede municipal terão videoaulas

Crianças e estudantes da rede municipal de ensino que estão em isolamento em casa, devido à pandemia do coronavírus, terão conteúdo apresentado em videoaulas pela Paraná Turismo, canal 9.2 UHF. As aulas começam a ser veiculadas na segunda-feira (13/4), às 8h.

É necessário antena para acessar o canal. Quem preferir também pode acompanhar as aulas pelo YouTube.

Prorrogação

Como o período de suspensão do atendimento na rede municipal de ensino será ampliado até 2 de maio, a partir da semana que vem será oferecido material pedagógico especial, no formato de videoaulas. A prorrogação do prazo de suspensão das aulas está publicada no decreto 516, publicado no Diário Oficial do Município do dia 8/4.

A suspensão das aulas abrange escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) e creches contratadas.

O conteúdo, ministrado por professores da rede municipal de ensino, foi desenvolvido para o público da pré-escola, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o conteúdo será o produzido pelo Governo do Estado.

As aulas, dentro do currículo da rede, foram preparadas pela equipe técnica dos departamentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Os estudantes terão que registrar o acompanhamento das aulas, em cadernos ou folhas. Para isso serão distribuídos, às famílias que precisarem, folhas, cadernos, lápis e demais materiais necessários para anotações.

Confira como ficou a grade, que pode ser adaptada conforme a necessidade:

Segunda-feira: língua portuguesa, matemática e educação física
Terça-feira: história, arte e direitos humanos
Quarta-feira: ciências geografia e educação física
Quinta-feira: português, ensino religioso e práticas da educação integral
Sexta-feira: matemática, portuguesa e robótica
Sábado: matemática, língua portuguesa e literatura

Precauções

Inicialmente, a suspensão de aulas – com antecipação do recesso escolar do mês de julho – iria até 12/4, com retorno de aulas na segunda-feira, dia 13/4.

“Porém, neste momento é necessário mantermos o isolamento, conforme as orientações das autoridades de saúde”, reforça a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Reposição

A suspensão das aulas de 23/3 a 12/4 é considerada antecipação do recesso escolar de julho, portanto não há necessidade de reposição. Porém, para a prorrogação da suspensão – de 13/4 a 2/5 – será feita reposição posteriormente, com o objetivo de assegurar o cumprimento das 800 horas/aula, conforme autorizado pela Medida Provisória 934, de abril deste ano. A Secretaria Municipal da Educação fará as adequações do calendário escolar e orientará as unidades.

A rede municipal de ensino curitibana atende atualmente cerca de 145 mil estudantes. São 185 escolas e 230 CMEIs, além de 95 Centros de Educação Infantil contratados.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.