Mundo

A nove semanas do Natal, a hora é de planejar para economizar

A nove semanas do Natal, quem quer economizar já começa a trabalhar com a data. Essa é a época ideal para planejar a data, incluindo os presentes e até mesmo a ceia. Deste modo, além de evitar a correria no mês de dezembro, onde a maioria das lojas ficam cheias, é possível aproveitar a data.
O primeiro passo é definir uma lista de presentes e de presenteados. Com ela em mãos, a pesquisa de preços pode ser feita na internet, onde os preços costumam ser menores que os das lojas físicas. Outra vantagem é poder aproveitar os preços, ainda não inflados pela alta geral de demanda no comércio e, se o produto não estiver dentro das especifiações ainda é possível realizar a troca, sem correr o risco de ficar sem presentes para a troca do dia de Natal.
Para quem tem filhos pequenos, essa é uma boa época para pensar na decoração da Natal. As lojas sazonais de produtos de decoração já estão com as portas abertas e as vendas já começaram. Uma das primeiras a abrir foi a Noel Decorações, em funcionamento desde o dia 16 de setembro, no piso L3, do Shopping Curitiba. Especializadas em produtos de decoração de Natal, a loja tem mais de 1.200 itens, entre as tradicionais bolas para efeitar a árvore natalina a flores artificiais que, passadas a data, podem ser utilizadas na decoração permanente da casa. A loja vende itens de decoração a partir de R$ 5.
Além da Noel, as Lojas Americanas, Condor Supermercados, Extra e Sam’s Club também já estão alguns enfeites e árvores de Natal à venda. Outro endereço que merece atenção é a região do Mercado Municipal, onde há lojas de embalagens e festas.
Ceia — A ceia planejada também evita desperdícios. Depois de definir a lista de convidados, essa é uma boa época para definir o que será servido. A data também é ideal para e iniciar a compra de alguns itens não perecívies, como por exemplo, bebidas, frutas secas e castanhas. Os tradicionais panetones também já estão nas lojas. Vale a pena deixar apenas a compra das frutas para a última hora.

Prepare a casa para o Natal
Retire e mande para a lavanderia cortinas, tapetes, capas de almofadas e estofados
Faça um balanço dos enfeites natalinos e veja os que podem ser reaproveitados
Defina a decoração da casa e da árvore com base no inventário de enfeites do ano anterior
Elabore uma lista de itens de decoração a ser comprada
Defina como será comemoração — Amigo secreto ou troca de presentes
Elabore a lista de presentes
Inicie a pesquisa de preços pela internet
Com a lista de presentes definidos, eleja os que serão comprados em lojas físicas evirtuais
Defina e planeje os pratos da ceia e o número de convidados
Inicie a compra de itens não perecíveis, como bebidas, frutas secas, castanhas, enlatados e dos tradicionais panetones
Os cortes natalinos devem chegar no começo de novembro aos mercados, mas nos açougues de bairro eles já podem ser encomendados

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.