AraucáriaBrasilColuna SocialColunasEconomiaEducaçãoEntretenimentoEsportesEsportes - Coluna ''Destaque Entre Redes''FamososModaMundoParanáPolíciaPolíticaRedaçãoSaúdeTVVídeos

Editora UFPR faz Feirão de Livros virtual e debate importância da ciência em tempos de pandemia; 13 a 15/4

A Editora UFPR promove, de maneira virtual, de 13 a 15 de abril, o 11º Feirão de Livros, que terá descontos mínimos de 40%. São 36 editoras participantes, entre universitárias e comerciais. Simultaneamente será realizado o “Ciência pra quê?”, com encontros virtuais para discutir o tema, tão importante no contexto atual. Os livros poderão ser adquiridos pelo site www.eventos-editora.ufpr.br e as discussões acompanhadas pelo canal da Editora no YouTube.

O feirão, como ocorre na versão presencial, pretende ampliar o acesso da comunidade universitária e da comunidade externa a diversas publicações, ao oferecer o acesso a livros de editoras conceituadas por meio de uma vitrine virtual com preços muito atrativos, contribuindo para o fortalecimento do hábito da leitura.

No site do evento, o público poderá consultar as editoras participantes. Ao clicar na editora de sua escolha, o leitor será direcionado a uma página exclusiva com a lista de livros disponíveis e o link da loja virtual para acessar e comprar os livros com os descontos.

Debate “Ciência pra quê?”

A novidade deste ano será o “Ciência pra quê?”, que irá promover debates sobre a importância da Ciência, inclusive das Ciências Humanas, em momentos difíceis como o que vivemos, da pandemia de Covid-19.

“Além da tradicional feira de livros com descontos especiais, a proposta para esta edição é oferecer ao público também um debate produtivo sobre a importância da Ciência em momentos críticos como o que vivemos hoje, quando uma pandemia se espalha rapidamente em escala global e vemos inúmeros cientistas em busca do desenvolvimento eficaz e seguro de uma vacina e tratamento em tempo recorde”, destaca Maria Périgo, idealizadora do evento.

No Brasil, cientistas e universidades trabalham exaustivamente na realização de pesquisas e ações direcionadas à população no enfrentamento ao coronavírus numa união e esforço nunca vistos.

“Apesar de recuperar o seu papel de importância – que tem variado de tempos em tempos –, ainda é preciso mais incentivo à Ciência e uma mudança importante no modo como a população a vê. O objetivo desta edição on-line do Feirão de Livros Editora UFPR, mais do que disseminar e popularizar conhecimento científico por meio de bons livros, é ressaltar a importância da Ciência no enfrentamento não só da pandemia de Covid-19, mas também de suas implicações sociais, econômicas e emocionais”, complementa Maria.

Programação

Serão três encontros, sempre às 19 horas, com transmissão pelo canal da Editora UFPR no YouTube. A conferência de abertura, no dia 13 de abril, tem como título “Desafios da Ciência em um contexto negacionista” e contará com a presença do reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Rodrigo Arantes Reis, e do diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre.

Quem quiser receber certificado de participação no evento deve se inscrever previamente (acesse o formulário aqui). As vagas são limitadas.

Veja a programação:

13 de abril – 19 horas

Conferência de abertura: “Desafios da Ciência em um contexto negacionista”

Participantes:

Ricardo Marcelo Fonseca – reitor da UFPR

Rodrigo Arantes Reis – pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR

Jézio Hernani Bomfim Gutierre – Diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp

14 de abril – 19 horas

Webinar “Pensamento crítico: a importância das Ciências Humanas”

Participantes:

Clóvis Mendes Gruner – Professor do Departamento de História da UFPR

Maria Tarcisa Silva Bega – Professora do Departamento de Sociologia da UFPR

Fernanda Zacharewicz – Psicanalista e editora da Aller

15 de abril – 19 horas

Webinar “A Ciência pela vida: uma corrida contra o tempo”

Participantes:

Marcelo Müller dos Santos – Professor do Departamento de Bioquímica da UFPR

Thabata Alessandra Ramos Caruzo – Bióloga, virologista e divulgadora científica (Labio Canal)

Marcelo Pelajo Machado – Pesquisador e chefe do Laboratório de Patologia do IOC e curador do Museu da Patologia – Fiocruz

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.