Araucária

5.500 trabalhadores foram encaminhados para seleção da obra na Repar em Araucária, segundo Sine e Sindimont

O trabalho em conjunto entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Montagem, Manutenção e Prestação de Serviços nas áreas industriais do Estado do Paraná (Sindimont) resultou em 5.500 trabalhadores encaminhados (em um período de 60 dias) para a seleção das vagas nas obras da Repar. A cooperação entre as duas instituições possibilitou um processo de encaminhamento mais organizado e transparente, além da formação de um importante banco de dados desses trabalhadores.

Todas as decisões sobre a contratação para a obra na Refinaria Presidente Getúlio Vargas foram de responsabilidade das empresas. Segundo a Agência do Trabalhador de Araucária/Sine e o Sindimont, foram contratados por essas empresas 1.035 trabalhadores locais e 346 de outras regiões. As funções com mais contratações foram caldeiraria (869), ajudante (490), montador de andaimes (417) e soldador (371).

As cartas de encaminhamentos foram emitidas via Agência do Trabalhador, mas o processo foi todo realizado na sede do Sindimont. A Prefeitura disponibilizou um funcionário para atender aos trabalhadores interessados nas vagas diretamente no Sindimont e também cedeu um espaço físico para facilitar a seleção dos candidatos pelas empresas.

O trabalho em conjunto também teve por objetivo evitar a ação de pessoas mal intencionadas que pudessem se aproveitam da ocasião para tentar negociar (financeiramente) vagas. “Vimos a necessidade de se organizar para não deixar que isso acontecesse”, comentou Gilmar Lisboa, presidente do Sindimont. A soma de forças entre Agência do Trabalhador, sindicato e empresas, além do apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, fez com que o complexo processo de encaminhamento ocorresse de maneira tranquila.

Banco de dados – A formação do banco de dados ocorreu na sede do sindicato e os dados foram encaminhados para as empresas contratantes da obra na Repar, bem como estão nos registros da Agência do Trabalhador. Segundo a SMTE e o Sindimont, este banco de dados poderá ser utilizado para futuros processos de seleção de outras empresas.

A Agência do Trabalhador de Araucária atende, em média, 300 pessoas por dia em sua sede (Rodovia do Xisto, nº 5815, Sabiá – junto à Secretaria de Trabalho e Emprego). Para mais informações: (41) 3643-4315.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.