Mundo

2 de abril; 10 anos sem o Papa João Paulo II

papa1-kBNH-U10850177789S5C-1024x684@GP-Web

São João Paulo II, o Papa Peregrino

O papa João Paulo II morreu no dia 2 de abril de 2005.

Karol Józef Wojtyla nasceu em 1920 no sul da Polônia. Perdeu a mãe, o irmão mais velho e o pai muito cedo. Com apenas 21 anos, já não contava mais com o amparo familiar. Durante a Segunda Guerra Mundial enfrentou a perseguição nazista e estudou em seminários clandestinos.

A formação de Karol Wojtyla foi essencialmente acadêmica. Somando-se a isso as dificuldades enfrentadas durante a guerra e a rígida cultura polonesa, delineia-se um perfil distinto do de João XXIII. Eleito sumo pontífice em 1978, João Paulo II foi o primeiro oriundo de um país comunista, isso enquanto a Europa ainda era dividida em Ocidental e Oriental. Por sua luta contra os regimes comunistas do Leste europeu, ficou conhecido como o “papa político”.

Ciente de que a Igreja precisava chegar mais perto da vida dos fiéis, João Paulo II agiu pela aproximação com outras religiões e defendeu as liberdades individuais, mas manteve-se firme sobre temas como o matrimônio, a defesa da vida desde sua concepção e a moral sexual.

Foi o líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana até a sua morte, finalizando o terceiro maior pontificado documentado da história. Foi um dos líderes que mais viajaram na história, fazendo por merecer o título de peregrino: ao longo de seu pontificado, realizou 102 viagens pelo mundo e visitou 129 países. No total, percorreu 1,7 milhão de quilômetros, o equivalente a 31 voltas em torno do mundo ou a 3,2 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Foi canonizado em abril de 2014 pelo papa Francisco.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.