Araucária

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Patrulha Maria da Penha acompanhou 351 mulheres em seu 1º ano de atuação

Conforme informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Araucária(SMSP), um total de 351 mulheres receberam acompanhamento durante o 1º ano de atuação da Patrulha Maria da Penha no município (completado em maio de 2019). Esses são casos em que a Justiça determinou a medida protetiva para evitar que o agressor (companheiro, pai, padrasto) se aproximasse da vítima. A Patrulha Maria da Penha conta com guardas municipais devidamente treinados e com atuação exclusiva para essas visitas periódicas e para amparar e dar segurança a mulheres vítimas de violência doméstica.
Os casos de flagrante de violência contra a mulher são atendidos (24 por dia) por todas as equipes da Guarda Municipal. Basta acionar uma equipe pelo telefone 153 ou por meio do aplicativo “153 Cidadão”, da Guarda Municipal. O aplicativo possibilita que o cidadão de Araucária solicite viatura da Guarda Municipal ou registre denúncia, entre outras ações. O usuário precisa realizar um cadastro rápido para utilizá-lo. A solicitação do morador segue direto para a Central da Guarda, que também recebe os telefonemas via 153.
O aplicativo “153 Cidadão” está disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS. Com o app é possível a equipe da Guarda Municipal localizar o(a) solicitante com maior rapidez por meio do rastreio do smartphone. No caso das mulheres que contam com medida protetiva determinada pela Justiça, o aplicativo pode disponibilizar um ícone “Maria da Penha” para atendimento de emergência. Basta a mulher que conta com medida protetiva se cadastrar junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública (Av. Archelau de Almeida Torres, 1181 – Iguaçu). Segundo a SMSP, no momento, 45 mulheres com medida protetiva contam com o recurso do botão “Maria da Penha” disponível no aplicativo.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.